Negócios
04/12/2024Programa Loja do Futuro leva inovação tecnológica a mais de 3,2 mil empresas do varejo no Estado de São Paulo
Resultado de parceria, em 2024, entre FecomercioSP e Sebrae-SP, projeto deve proporcionar aumento médio de 12,2% nas vendas das MPEs participantes

Uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) está mudando a realidade de micro e pequenas empresas do varejo paulista. As duas entidades estão levando aos comerciantes de várias cidades do Estado o programa Loja do Futuro, que visa fortalecer a gestão dos negócios e promover a digitalização, a inovação e o melhor acesso a mercados consumidores.
De março a outubro deste ano, o projeto envolveu a participação de um total de mais de 3,2 mil empresas em cerca de 80 eventos de lançamento do programa, realizados em parceria com os Sindicatos do Comércio Varejista locais. Desse total, mais de 1,8 mil empresas aderiram ao Loja do Futuro, com a previsão de obter um aumento médio de 12,2% no faturamento.
O programa, inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Düsseldorf, na Alemanha, busca preparar os varejistas para os desafios e oportunidades do mercado atual. A iniciativa tem como foco a integração entre os canais físicos e digitais, promovendo uma gestão mais eficiente e a implementação de ferramentas que otimizem processos e aumentem a competitividade no mercado.
A implantação do Loja do Futuro acontece em quatro etapas. A primeira é o evento de lançamento, quando o empresário tem a oportunidade de assistir à palestra O Impacto da Inteligência Artificial na Gestão e no Varejo, que mostra como essas tecnologias podem transformar o setor e melhorar a experiência do cliente. Após a adesão ao programa, os comerciantes têm acesso às demais fases, que incluem capacitações coletivas, consultorias e oficinas que explicam a importância da loja física para o momento atual do varejo, além de cuidados no uso de IA, diagnóstico de maturidade digital e soluções personalizadas para o setor, entre outras atividades.
O programa abre novas oportunidades para os empresários participarem de diversos projetos e canais disponibilizados pelo Sebrae-SP, como o acesso à Vitrine Loja do Futuro, que conta com material digital de apoio para o mundo virtual.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Editorial
Sebrae-SP e FecomercioSP vão capacitar 3 mil empresas
Instituições assinaram convênio de renovação do Programa Loja do Futuro nesta segunda-feira, 19 de maio
-
Negócios
Dia das Mães: 71,7% pretendem presentear na data
NegóciosVarejo paulista deve faturar 5,4% a mais com vendas do Dia das Mães deste ano, diz FecomercioSP
ImprensaDia das Mães: valorização do ouro, alta do cacau e impacto do dólar elevam preço dos presentes