Legislação
04/11/2016Proposta quer obrigar empresas a conceder bolsas de estudo a dependentes de empregados
FecomercioSP é contra, pois entende que as companhias já recolhem contribuição mensal legalmente destinada às entidades de formação e qualificação profissional
Proposta está desde fevereiro na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), aguardando designação do relator
(Arte/TUTU)
O Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 514/2007, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), visa obrigar empresas com mais de cem trabalhadores a conceder, anualmente, bolsas de estudos para formação técnico-profissional metódica aos dependentes desses empregados. Cedidas na proporção de uma para cada cem funcionários, as bolsas teriam valor correspondente ao piso da categoria dos beneficiados, com prioridade àqueles com menor remuneração. Na justificativa, o autor lembra a função social da propriedade, prevista no artigo 170 da Constituição Federal (CF), afirmando que “o objetivo das empresas é produzir riquezas em sentido amplo”.
Para a FecomercioSP, que é contrária ao projeto, as empresas já recolhem contribuição mensal legalmente destinada às entidades de formação e qualificação profissional das respectivas áreas de atuação. Não faz sentido, assim, instituir nova obrigação com o mesmo objetivo.
O projeto está desde fevereiro na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), aguardando designação do relator. Vale dizer que as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE) se posicionaram favoravelmente ao PLS, reformando-o por meio de emendas.
Na CAE, foi proposta a instituição de benefício fiscal às companhias, deduzindo 50% dos custos das bolsas nas contribuições para o PIS/Pasep. Essa porcentagem foi aumentada para 100% na CE, que rejeitou a emenda da CAE para vincular o valor da bolsa ao do salário mínimo, sob alegação de inconstitucionalidade, e excluiu também a ligação com o piso salarial. A CE propôs que os próprios empregados possam usufruir do benefício e acolheu emenda para estender o alcance da medida à educação superior de maneira geral.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/proposta-quer-obrigar-empresas-a-conceder-bolsas-de-estudo-a-dependentes-de-empregados
Notícias relacionadas
-
Legislação
Coalizão atua no Senado em defesa do Simples Nacional
Mobilização que reúne as entidades representativas expressa profunda preocupação com o futuro do regime diferenciado
-
Legislação
Vendas de fim de ano: veja guia para contratar temporários
‘Tome Nota’ de novembro divulga as regras para o recrutamento de mão de obra, além de destacar as mudanças promovidas pela CCT do interior
EditorialFalta a divulgação do ensino; veja artigo de José Pastore
As vitórias dos brasileiros na World Skills deviam ter sido amplamente divulgadas, não para alimentar a vaidade dos ganhadores (eles não precisam disso), mas para motivar jovens, escolas e governantes a dar mais atenção a esse tipo de ensino
-
Legislação
Debate sobre novas tecnologias com o ministério do Trabalho
LegislaçãoSimples Nacional não pode ser reestruturado para ajustar as contas públicas
LegislaçãoExpediente, ética e eleição: como se portar no trabalho?