Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Resilientes, franquias se adaptam às mudanças de mercado; ouça o podcast

Setor já retomou os níveis de faturamento dos anos anteriores à pandemia de covid-19

Ajustar texto A+A-

Resilientes, franquias se adaptam às mudanças de mercado; ouça o podcast

De acordo com o entrevistado, o segmento de hotelaria/turismo foi o que mais cresceu em 2021
(Arte: TUTU)

Nesta semana, o podcast Mercado & Perspectivas, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recebe André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – setor que faturou R$ 185 bilhões no ano passado.

Na conversa, o executivo fala sobre os efeitos da pandemia para a empresa. Enquanto alguns segmentos foram bastante impactados, como os de entretenimento e hotelaria/turismo, outros conseguiram se manter e, ainda, alcançar números bastante expressivos, como os de casa/construção, saúde e estética/beleza. Friedheim considera o “setor de franquias resiliente, conseguindo se adaptar rapidamente às mudanças do mercado”. 

Veja também:
Código de Defesa do Empreendedor: confira todas as vantagens para a atividade empresarial
Saiba tudo sobre a declaração anual do microempreendedor individual no Expresso MEI deste mês
Apesar da inflação elevada, varejo e serviços surpreendem positivamente no primeiro trimestre

No geral, com o avanço da vacinação e a flexibilização do uso de máscaras, o nível de faturamento já foi retomado, chegando aos números de 2019. “Em termos porcentuais, o segmento de hotelaria/turismo foi o que mais cresceu em 2021 (cerca de 51%)”, aponta o entrevistado.

Estudos realizados pela própria ABF apontam que, num período de dez anos, cerca de 70% dos negócios independentes encerram as atividades, ao passo que o setor de franquias chega a só 10%. Neste sentido, Friedheim comenta sobre o exterior: “O mercado dos Estados Unidos é maciçamente ocupado por marcas franqueadas, e o que sustenta as franquias norte-americanas é a exportação”. Em 2020, as 200 maiores empresas de franquia do país abriram 911 operações nacionais e mais de 11 mil em outros países. 

Na gravação, Friedheim ainda comenta um novo segmento dentro do setor: o surgimento dos multifranquedos, nos quais é possível montar mais de uma operação, gerando ganhos de larga escala; além do crescimento das microfranquias, que, geralmente, são franquias de serviços e que têm feito parte do crescimento do setor. 

Para este ano, a ABF espera um aumento no faturamento de 10%, e um crescimento de, pelo menos, 5% da base de franqueados.

Ouça o podcast. 

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)