Sustentabilidade
10/04/2014Rio de Janeiro é finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Os quatro projetos selecionados fazem parte das categorias Empresa/Pequena e Média Empresa e Reportagem Jornalística/Rádio e TV
São Paulo, 11 de abril de 2014 - Com quatro classificações, o Rio de Janeiro está entre os Estados finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Os trabalhos que garantiram a colocação para a última etapa são das empresas Expoente 1000 Empreendimentos e Grupo Mil e do jornalista da Globo News, André Trigueiro.
Ao contrário do que representava a paisagem do município Duque de Caxias, atrelada ao maior lixão da América Latina - o Aterro Sanitário de Jardim Gramacho -, o Shopping Caxias decidiu mudar esse cenário e fez da sustentabilidade o alicerce para sua construção e modelo de atuação. O empreendimento investiu cerca de R$ 1,4 milhão na instalação e na adaptação de equipamentos para ser mais sustentável, a exemplo de uma estação própria de tratamento de água e esgoto, que reenvia água tratada para reúso nas descargas dos banheiros e para o sistema de irrigação dos jardins. A medida rende ao negócio uma economia estimada em 60% no volume de água utilizado. Para manter suas ações, que inclui ainda a coleta seletiva, o empreendimento desembolsa o valor na ordem de R$ 11 mil reais.
A responsabilidade social também pode ser comprovada em projetos de inclusão e de combate à criminalidade, como é o caso da exploração sexual. Atuando fortemente neste problema, o Grupo Mil está engajado em ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e, com esse foco, promoveu uma campanha de aproximadamente 90 dias, entre março e junho de 2013, com palestras e seminários dentro das empresas do grupo em escolas públicas e privadas, em oficinas mecânicas, em canteiros de obras e para jovens alunos do Sesi Três Rios.
A rede, que conta com supermercados, indústrias do gênero alimentício, lojas de material de construção, entre outros empreendimentos no Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, buscou inspiração no trabalho desenvolvido pela ONG Terra dos Homens, que já realizava palestras e seminários sobre o tema. Em todas as lojas da rede foram distribuídos folhetos explicativos e sacolas plásticas personalizadas com o logo da ação. O resultado pôde ser observado na mudança de comportamento de pais com seus filhos, no aumento do diálogo e no fortalecimento das relações familiares entre os envolvidos na campanha.
Na categoria Reportagem Jornalística/Rádio/TV, André Trigueiro desenvolveu uma série com dois programas no qual mostrou as mudanças radicais implantadas na Alemanha para se tornar um país mais sustentável. Sob os temas "Alemanha: a força do Sol e do vento" e "Alemanha: países livres para bicicletas", o jornalista abordou ideias e investimentos em energia renovável para desligamento de 17 usinas atômicas; construção de mil quilômetros de ciclovias; criação de mais de 400 serviços de compartilhamento gratuito de bicicletas; transporte público eficiente e de baixo custo; e investimentos em carros elétricos pelas mais importantes montadoras de veículos do mundo. Um dos exemplos citados foi a construção de 85 quilômetros de ciclovias ao lado de uma rodovia com o intuito de desafogar a região do Rio Ruhr, área metropolitana mais populosa da Alemanha. O programa visita a cidade de Freiburg e o bairro Vauban, considerado o mais ecológico do mundo, onde o número de bicicletas supera o de carros.
Ainda de sua autoria, o projeto finalista Empreendedores Sociais traz a atuação de jovens na internet com propostas inovadoras que geram mudanças positivas no dia a dia das pessoas.
Como um exemplo, Trigueiro apresenta o programa Banco de Alimentos, organização não governamental criada por uma economista que notou o grande desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, o elevado número de pessoas que passavam fome no País. A reportagem evidencia que o Brasil produz 26% a mais do que é necessário para alimentar a sua população e que, todos os dias, 39 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas. Dessa forma, a ONG passou a recolher diariamente produtos e mercadorias que tinham como destino o lixo de supermercados, fazendas e indústrias e a entregá-los nas 43 instituições cadastradas, alimentando, assim, aproximadamente 22 mil pessoas.
Em sua quarta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), conquistou um dos seus melhores resultados. Mesmo com um período menor de inscrições - já que a partir desta edição o prêmio tornou-se anual - o volume de inscritos cresceu e a iniciativa consolidou-se nacionalmente, com a participação de 21 Estados brasileiros, em relação aos 19 do ano anterior. O número de municípios participantes quase dobrou, de 56 na edição anterior para 91 neste ano. No total, foram 278 inscritos e 46 finalistas.
A cerimônia de premiação será conduzida pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e contará com a presença de profissionais do comércio e da indústria, empresários, estudantes, representantes de órgãos públicos, imprensa e especialistas do setor. A data do evento será anunciada em breve.
O principal critério avaliado é a inovação, tema central da proposta. Também fazem parte da avaliação os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pelo Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade no Varejo da Fundação Dom Cabral.
Princípios do Varejo Responsável
São constituídos por 16 elementos construídos como resultado dos trabalhos de pesquisa e de validação de conteúdo realizados pelo Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, e que representam uma sugestão de conduta a ser adotado pelas empresas em suas práticas sustentáveis. Confira no site oficial do prêmio www.fecomercio.com.br/sustentabilidade os detalhes de cada um dos 16 Princípios do Varejo Sustentável.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/rio-de-janeiro-e-finalista-do-4o-premio-fecomercio-de-sustentabilidade