Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Salvador terá contêineres subterrâneos de lixo

Equipamento isola os resíduos, evitando mau cheiro e presença de animais

Ajustar texto A+A-

Salvador terá contêineres subterrâneos de lixo

A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) da Prefeitura de Salvador anunciou nesta semana que passará a contar com coletores subterrâneos de resíduos, comuns nas principais cidades europeias, mas restritos no Brasil a São Paulo, Paulínia (SP) e Fortaleza.

Nos coletores subterrâneos, o lixo é colocado dentro de um recipiente que não tem fundo. Todos os resíduos vão parar no contêiner instalado abaixo da superfície. Quando o caminhão chega para fazer a coleta, um dos garis usa um controle remoto para acessar os espaços subterrâneos. O caminhão, adaptado com uma grua, puxa o contêiner e despeja o conteúdo na caçamba. Em seguida, coloca a caixa no lugar e a tampa é fechada.

Cada uma das caixas tem um dispositivo que dispara um alerta na empresa quando a capacidade chega a 80%. A empresa envia, então, o caminhão para a retirada. Os contêineres comportam de 1,6 tonelada a 3 toneladas de acordo com o modelo.

Benefícios

Os coletores subterrâneos de lixo reduzem os gastos com viagens porque não é necessário realizar a coleta diariamente. Outro ponto positivo é o isolamento do lixo, evitando o mau cheiro e a presença dos animais, além da estética. Os novos recipientes também podem facilitar a coleta seletiva: caso sejam usados modelos com três caixas, por exemplo, duas podem ficar reservadas para o lixo úmido e uma para o lixo seco.

Fonte: EcoD

Fechar (X)