Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Turismo industrial abre novas perspectivas para o setor

Congresso Brasileiro de Turismo Industrial será sediado no Senac São Bernardo do Campo este mês

Ajustar texto A+A-

Turismo industrial abre novas perspectivas para o setor

Unidade receberá publico diversificado para o congresso, nos dias 14 e 15 deste mês
(Divulgação)

Uma nova vertente do turismo está crescendo em São Paulo: o industrial. Já consolidada na Europa, a modalidade oferece visitas monitoradas a empresas para conhecimento de como funcionam os setores, a produção, fases de processos e, também, a história da corporação naquela cidade e a relevância da atividade na região. 

O tour em companhias atrai desde empresários que desejam conhecer novas visões de negócios e estudantes das mais diversas áreas até entusiastas de viagens que fujam dos destinos e formatos tradicionais. 

Primeiro congresso 

Pela importância e promessa de disseminação que representa, o segmento de turismo industrial será tema de um congresso nacional realizado a partir da parceria entre o Senac São Bernardo do Campo e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho de Turismo e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. 

O Congresso Brasileiro de Turismo Industrial acontecerá gratuitamente nos dias 14 e 15 deste mês, na sede do Senac São Bernardo do Campo, com participação de palestrantes de Portugal e de cinco Estados Brasileiros que têm cases de sucesso no segmento. 

“O evento receberá empresários, profissionais e alunos de turismo para debater o potencial do segmento que não tem sido explorado no Brasil, enquanto em países da Europa e nos Estados Unidos já é consolidado”, comenta o gerente da unidade Senac São Bernardo do Campo, Jurandir dos Santos. 

Haverá palestras, painéis, mesas-redondas e mostra de pesquisas, com a presença de representantes dos setores público e privado do município e de outras cidades. 

O painel “Turismo Industrial: oportunidades e perspectivas”, será mediado por Jorge Duarte, presidente do Conselho de Desenvolvimento Local da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que apoia o programa de regionalização e desenvolvimento do turismo do Senac-SP. 

Haverá ainda visitas monitoradas a grandes empresas da região, entre as quais a Volkswagen do Brasil, Wheaton Brasil Vidros, Masipack e Mercedes-Benz. 

Turismo regional no ABC 

Com expressiva presença de indústrias, o processo de regionalização da Região do ABC, que conta com os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, identifica o turismo industrial como um potencial da região. Um exemplo é o programa criado há dois anos e meio pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, cidade que possui aproximadamente 1,6 mil indústrias.  “Desde o início do projeto, mais de 3,2 mil turistas estiveram na cidade e a média mensal é de 230 visitantes de várias regiões do Brasil, o que representa um incremento considerável na cadeia turística local”, conta o diretor de Turismo e Eventos da Prefeitura, Fernando Bonisio. Em média, as estadias desses visitantes são de cinco dias. 

O trabalho é resultante da parceria entre o poder público e 13 companhias do setor produtivo que recebem os visitantes. A iniciativa conta com 15 parceiros do trade turístico da cidade - como restaurantes, bares, redes de hotelaria e entretenimento. 

“A perspectiva é de que até o fim do ano tenhamos mais seis indústrias, o que será um atrativo a mais para o turista”, diz Bonisio, que ressalta o retorno positivo recebido dos comerciantes do trade. 

Serviço:
Congresso Brasileiro de Turismo Industrial
Dias 14 e 15 de julho, das 7h30 às 18h
Local: Senac São Bernardo do Campo
Endereço: Avenida Senador Vergueiro, nº 400, Centro
Informações: (11) 4336-7900 ou sbcampo@sp.senac.br
Inscrições gratuitas

Fechar (X)