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Negócios

Vendas do comércio eletrônico no primeiro semestre devem apresentar menor desempenho na comparação com 2017

Segundo o Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, a paralisação dos caminhoneiros impactou o setor, aliada à baixa confiança do consumidor, alta da inflação e queda da expectativa do crescimento econômico

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Vendas do comércio eletrônico no primeiro semestre devem apresentar menor desempenho na comparação com 2017

Projeções da Ebit para crescimento do setor variavam de 12% a 15% para os primeiros seis meses do ano, e, agora, não passam dos 12%
(Arte: TUTU)

O ritmo de vendas no comércio eletrônico brasileiro ainda não voltou à normalidade após a paralisação dos caminhoneiros. Segundo o Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a alta na comercialização de produtos pela internet ainda não chegou aos mesmos patamares apresentados antes da paralisação.

"A paralisação dos caminhoneiros no fim de maio impactou negativamente o e-commerce e também abalou a confiança do consumidor. Além disso, outros fatores como a alta da inflação e a queda na expectativa de crescimento da economia do País influenciaram a continuidade do crescimento do comércio eletrônico nacional", analisa o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e diretor de relações institucionais da Ebit (empresa especializada em informações do varejo online), Pedro Guasti.

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De acordo com Guasti, as projeções da Ebit para crescimento do setor variavam de 12% a 15% para os primeiros seis meses do ano, e, agora, não passam dos 12%. Além da ampliação do prazo de entrega e do atraso, a paralisação desestimulou o consumidor a comprar, diante da incerteza quanto à data de recebimento da mercadoria adquirida, e afetou diretamente as vendas de aparelhos de TV para a Copa, que sempre aumentam às vésperas do evento.

Para o segundo semestre, a expectativa de que será um período de incertezas está mantida. A impossibilidade de imaginar quais correntes políticas vão liderar a disputa tende a deixar o consumidor menos propenso a comprar. "As eleições vão ditar um novo ânimo no mercado, tanto entre empresários quanto entre os consumidores. O mercado vai reagir de maneira otimista ou pessimista, dependendo dos candidatos que tomarem a dianteira nessa corrida eleitoral", explica Guasti.

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