Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Vigor inflacionário: entenda como a pressão dos preços está se disseminando por toda a economia

“Economix” destaca o avanço de 1,62% do IPCA em março, maior taxa para o mês desde 1994

Ajustar texto A+A-

Vigor inflacionário: entenda como a pressão dos preços está se disseminando por toda a economia

IPCA supera as estimativas e avança 1,62% em março
(Arte/Tutu)

Sem sinal de trégua, a inflação avançou 1,62% em março. Trata-se da maior taxa para o mês desde 1994. Com isso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial do País, acumula alta de 11,3% em 12 meses. Inclusive, apenas no primeiro trimestre, a inflação soma 3,2%, taxa bem próxima ao centro da meta do ano inteiro (3,5%).

Além da vigorosa pressão dos preços, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (8) destaca como a inflação está se disseminando por todos os setores da economia nacional.

Outro assunto do episódio é a situação da indústria. Apesar da alta em fevereiro (0,7%), que reverteu, parcialmente, a queda registrada em janeiro (2,2%), a produção do setor ainda se mantém abaixo do nível pré-pandemia.

No cenário internacional, o programa projeta os próximos passos do Federal Reserve (Fed). O banco central dos Estados Unidos elevou, no mês passado, as taxas de juros pela primeira vez em três anos. Ainda assim, com a inflação no nível mais alto dos últimos 40 anos (7,9%, em 12 meses até fevereiro), a autoridade monetária tem uma longa batalha pela frente, de modo que o ciclo de aumento dos juros possa ser acelerado.

Ademais, a edição analisa os efeitos do confinamento social, infligido pela recente onda de covid-19, na economia da China. Indicadores de serviços apontam que o setor já opera em retração.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Ouça outros episódios do Economix
Leilão da Codesa: como a concessão dos portos à iniciativa privada pode beneficiar a infraestrutura do País
Dólar valendo menos do que R$ 5: o que explica a valorização do real?
Juros sobem no Brasil e nos Estados Unidos: quais os impactos na economia?

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)