Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Virada energética: Alemanha quer ter 80% de energia verde até 2050

Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, o jornalista André Trigueiro mostra a virada energética promovida pela Alemanha

Ajustar texto A+A-

Virada energética: Alemanha quer ter 80% de energia verde até 2050

Ideias e investimentos em energia renovável, construção de 1.000 quilômetros de ciclovias, transporte público eficiente e de baixo custo e investimentos em carros elétricos pelas mais importantes montadoras de veículos do mundo são alguns dos assuntos tratados pelo repórter André Trigueiro nos episódios "Alemanha: a força do Sol e do vento" e "Alemanha: países livres para bicicletas", do programa Cidades e Soluções, da GloboNews. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística.

Veiculada em novembro de 2013, o primeiro episódio da série traça o panorama dos primeiros resultados conseguidos pela "Energiewender", que em tradução livre significa virada energética. A reportagem detalha a iniciativa que começou em 1980, em meio à crise do petróleo, do movimento antinuclear e do acidente em Chernobyl, mas que somente em 2011, após o desastre de Fukushima, ganhou força pela reivindicação popular pelo desligamento gradual de todas as usinas atômicas do país. Os objetivos da virada energética são audaciosos. Até 2050, a Alemanha quer ter 80% de toda a energia vinda de fontes limpas e renováveis.

No segundo episódio da série, Trigueiro aborda iniciativas como a construção de 85 quilômetros de ciclovias ao lado de uma rodovia com o intuito de desafogar a região do rio Ruhr, área metropolitana mais populosa da Alemanha. O programa visita a cidade de Freiburg e o bairro Vauban, considerado o mais ecológico do mundo, onde o número de bicicletas supera o de carros. Em Freiburg, a reportagem mostra as vantagens do transporte por bondes, cujo passe para quatro meses custa o equivalente a R$ 150, com o benefício de, aos domingos e feriados, transportar toda a família com apenas um ticket. 

André Trigueiro é jornalista pós-graduado em gestão ambiental. É professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ e desde 1996 atua como repórter e apresentador em programas especiais ligados à temática socioambiental. Além de atuar há 18 anos no Jornal das Dez, da GloboNews, também é editor chefe do Cidades e Soluções desde outubro de 2006.

Fechar (X)