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Notícias

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15/12/2015

Certificação de calçados ecológicos vence Prêmio de Sustentabilidade

Trabalho foi reconhecido na categoria Academia - Professor

Certificação de calçados ecológicos vence Prêmio de Sustentabilidade

(Imagem: TUTU)

Por Deisy de Assis

O projeto Origem Sustentável foi vencedor da categoria Academia – Professor do 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Trata-se de um selo de certificação para empresas de calçados ecologicamente corretos, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Para a orientadora do projeto, Tereza Cristina Carvalho, a premiação – realizada pela Federação em parceria com a Fundação Dom Cabral – dará visibilidade à iniciativa.

Segundo a docente, o conceito de sapatos ecológicos observado no mercado era muito variável. O projeto surgiu com o objetivo de definir critérios e contribuir para que as cadeias produtivas se tornassem, de fato, mais sustentáveis. “Além disso, os sapatos brasileiros estão perdendo espaço para os chineses. Trabalhando a questão da sustentabilidade, também tornamos o produto mais competitivo no mercado externo”, diz Tereza.

Classificações

Os selos são subdivididos em branco, bronze, prata, diamante e ouro e a certificação é feita de acordo com o número de critérios atendidos pelas empresas. A partir dos selos prata, diamante e ouro, há mais exigências. Nesses casos, é preciso contratar uma auditoria para a verificação de 57 indicadores que devem aplicados.

De acordo com a professora Tereza, aproximadamente cem empresas já aderiram à certificação, sendo que a maior parte é de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A docente comemora ainda duas adesões ao selo ouro e uma ao selo prata. Outras 15 companhias obtiveram a certificação bronze. “Com o reconhecimento do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, a certificação despertará o interesse das empresas em produções mais corretas”, diz Tereza.

Critérios

Os critérios a serem atendidos para a adesão à certificação envolvem ações em todas as fases da cadeia produtiva, passando pelos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Exemplos são o uso racional de matérias-primas e recursos naturais; a eliminação de produtos tóxicos ou prejudiciais à natureza; o desenvolvimento de programas de saúde, segurança e incentivo aos trabalhadores; e a interação com a comunidade na qual a companhia está inserida.

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