Economia
24/11/2023Com abertura, Estado de Direito e regulação razoável, Brasil pode conquistar espaço no mercado global
Fred McMahon, diretor e pesquisador do Instituto Fraser, diz que o tamanho do governo é um fator preponderante para a estagnação do Brasil no ranking de liberdade econômica

Entre 165 jurisdições analisadas, o Brasil ocupa hoje a 90ª posição no Economic Freedom of the World, índice que mede o grau em que as políticas e instituições dos países apoiam a liberdade econômica. O relatório é desenvolvido pelo Instituto Fraser, organização canadense independente de pesquisa e educação em políticas públicas.
Para Fred McMahon, diretor e pesquisador do Instituto e responsável pelo relatório, ainda que tenhamos avançado algumas posições nos últimos 5 anos, a situação do Brasil é considerada desconfortável. “Se as pessoas não têm liberdade econômica para tomar suas próprias decisões e as empresas não são capazes de operar em um ambiente livre, o crescimento de um país fica suprimido. Isso impede a prosperidade e a redução da pobreza”, afirma.
VEJA TAMBÉM
Em entrevista ao Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, McMahon expressou sua preocupação com o desempenho do Brasil e destacou uma das dimensões integrantes do índice: a Regulação. “O Brasil está na 133ª posição em Regulação, o que significa que é um dos países mais burocráticos do planeta. Regras complicadas e incertas alimentam a corrupção e atravancam o crescimento.”
Outro fator preponderante, segundo o pesquisador, para a estagnação do Brasil no ranking de liberdade econômica é o tamanho do governo – que impede o crescimento de países relativamente pobres, inibe o investimento privado e prejudica o mercado de trabalho. “Quanto mais gente trabalhando para o governo, maior é a chance de manipulação do sistema”, diz. “Eu acho que o Brasil tem um governo muito grande, além de excesso de funcionários públicos. É um cenário que gera problemas inclusive na disciplina do mercado de trabalho como um todo”, acrescenta.
Fred McMahon
Abertura para o comércio global
De acordo com o pesquisador, estudos mostram que o comércio é uma das maiores alavancas de crescimento, especialmente em nações mais pobres. “Desde o fim da 2ª Guerra Mundial, vemos países que se abriram para o mundo crescerem de forma acelerada e reduzirem os níveis de pobreza. Por isso acredito que o Brasil deveria negociar com todos os países que puder, e não se limitar a seus vizinhos e a blocos econômicos”, pondera.
“O Brasil tem condições de conquistar espaço no mercado global, contanto que haja abertura e proteção do Estado de Direito, além de regulações razoáveis. Algumas empresas brasileiras são líderes mundiais em seus segmentos. Quando os brasileiros têm oportunidade de ir para o mundo, se saem muito bem”, completa.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/com-abertura-estado-de-direito-e-regulacao-razoavel-brasil-pode-conquistar-espaco-no-mercado-global
Notícias relacionadas
-
Mercado
IPCA desacelera em maio e abre espaço para a manutenção da Selic
Alta de 0,26% no índice oficial de inflação foi menor que a esperada e reflete alívio nos preços de alimentos e serviços
-
Brasil
Apesar de haver espaço para manter Selic no mesmo patamar, COPOM priorizou atuação robusta sobre inflação
Inteligência ArtificialFederação exibe posicionamento quanto ao Marco Civil da IA
Modernização do EstadoModernização do Estado é necessária para melhorar a qualidade dos serviços públicos
Recomendadas para você
-
Modernização do Estado
Abertura comercial do Brasil elevaria PIB e estimularia investimentos
País pode ampliar participação no comércio mundial; Federação lança agenda com propostas
-
Internacional
Microempresas e MEIs aquecem importações da Ásia, com crescimento de 160% em 5 anos
Marketplaces internacionais facilitam acesso a produtos da região
-
Modernização do Estado
Reforma Administrativa é o caminho para modernizar o Estado
Priorizar a eficiência da máquina pública e a melhoria na qualidade dos serviços públicos deve ser o foco
-
Modernização do Estado
Reforma Administrativa buscar eficiência do serviço público
FecomercioSP, que elaborou parte das propostas em debate, vai participar das discussões na Câmara dos Deputados