Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Ativismo e cidadania mobilizam jovens pela internet

Projeto Cidades e Soluções, finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, apresenta um panorama da nova geração

Ajustar texto A+A-

Ativismo e cidadania mobilizam jovens pela internet

Na série “Empreendedores Sociais” do programa Cidades e Soluções, da GloboNews, o jornalista André Trigueiro retrata a nova geração de brasileiros que, com criatividade, ativismo e cidadania, encara os problemas diários de suas cidades. São histórias de jovens que usam a internet para articular ações para solucionar problemas, comprometidos com a criação de um mundo melhor e mais justo. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística.

Para ilustrar o conceito, Trigueiro apresenta a Benfeitoria, plataforma de mobilização que ganhou fama na rede ao propor ajudar pessoas com boas ideias e projetos inovadores que objetivam promover o bem comum. No total, mais de R$ 1 milhão foi investido nos mais de 100 projetos apoiados pela startup. Em 70% dos casos, o retorno sobre o investimento foi total ou ultrapassou o valor inicial.

Outro exemplo abordado pelo programa é o Banco de Alimentos, organização não governamental criada por uma economista que notou o grande desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, o elevado número de pessoas que passavam fome no País. A reportagem evidencia que o Brasil produz 26% a mais do que o necessário para alimentar a população e que, todos os dias, 39 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas. 

Dessa forma, a ONG passou a recolher diariamente produtos e mercadorias que iriam para o lixo de supermercados, fazendas e indústrias e, no mesmo dia, entregá-los a 43 instituições cadastradas, alimentando, assim, aproximadamente 22 mil pessoas. 

O jornalista ainda apresenta outras iniciativas, como o Imagina na Copa, projeto de quatro jovens que aproveitaram o mote das redes sociais para iniciar um movimento de otimismo, apresentando ações que transformaram positivamente o Brasil para a Copa e inspiraram outros jovens a tomarem alguma iniciativa. E o “Que ônibus passa aqui”, projeto de uma dupla de publicitários que disponibiliza nos pontos de ônibus de Porto Alegre papéis em branco prontos para serem preenchidos pelos usuários com informações sobre o transporte urbano, facilitando a vida dos que se sentem perdidos pela cidade.

A reportagem também cita exemplos internacionais. Nos EUA, a plataforma social Kickstarter arrecadou sozinha mais de US$ 500 milhões, valor superior a todo o investimento realizado em cultura pelo governo brasileiro em 2012.

Fechar (X)