Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Empresa quer democratizar o acesso à energia solar no País

Sócio da Sun Mobi fala sobre o serviço que a empresa oferece e o futuro do segmento

Ajustar texto A+A-

Empresa quer democratizar o acesso à energia solar no País

O serviço oferecido pela empresa é contratado por assinatura
(Arte: TUTU)

Nesta semana, o podcast Mercado & Perspectivas, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recebe Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi, empresa de energia solar presente em mais de 20 municípios do interior e do litoral de São Paulo.

Na entrevista, Bueno comenta a criação da empresa, que surgiu em 2017 com a proposta de democratizar o acesso à energia solar, além de buscar a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que permite a construção de uma usina na rede da distribuidora, fazendo com que a energia gerada chegue via crédito, um tipo de compensação, na conta de luz do cliente da Sun Mobi. 

Veja também:
Proposta prevê redução da alíquota do IPTU para quem adotar práticas sustentáveis
Mercado livre de energia: ambiente permite que empresas negociem o preço da eletricidade
Redução na tarifa da energia elétrica contribui para a desaceleração do custo de vida na RMSP em maio

O serviço oferecido pela Sun Mobi é contratado por assinatura, sistema no qual o cliente apto paga a sua mensalidade e passa a utilizá-lo, mesmo se precisar mudar de imóvel ou estabelecimento. Neste caso, funciona assim: a distribuidora mede o consumo mensal e, na emissão da fatura, abate a energia gerada pela usina.

Ainda no bate-papo, o executivo discute as bandeiras tarifárias. De acordo com Bueno, o usuário desta fonte de energia não paga bandeira sobre o que gera. Isso acontece graças à própria regulação e à política energética, que “reconhece a energia solar como algo positivo, evitando o despacho de usinas termelétricas, que são bastante poluentes, além de caras”. 

Alexandre Bueno também fala a respeito de um sistema disponibilizado pela Sun Mobi que permite ao cliente acompanhar o consumo de energia em tempo real, bem como analisa o cenário do segmento no País. “A energia solar tem crescido muito nos últimos anos, mas ainda existem muitas incertezas quanto ao futuro da regulação. As pessoas querem escolher sua fonte de energia, assim como podem escolher os demais serviços que utilizam.” 

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)