Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Preocupação com estoques no varejo é a maior desde junho de 2011

Indicador da FecomercioSP para a região metropolitana de São Paulo atinge menor nível desde o começo de série histórica

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 21 de fevereiro de 2014 - A insatisfação dos varejistas em relação aos estoques é a maior desde junho de 2011, quando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) iniciou a apuração do Índice de Estoques. A pesquisa é realizada na região metropolitana de São Paulo.

O indicador ficou em 109,5 pontos em fevereiro (sendo que zero representa percepção de inadequação total e 200 significa adequação total). O resultado mostra deterioração da percepção tanto nos comparativos anual quanto mensal.

Em relação ao mesmo mês de 2013, quando o índice foi de 115,1 pontos, o recuo atingiu 4,9%. Em comparação com o resultado de janeiro, de 121,7 pontos, a retração disparou para 10%.

De acordo com a Federação, o resultado acende a "luz amarela". A proporção de comerciantes confortáveis com seu nível de estoques também foi a pior desde o início da série histórica.

Inadequações
Neste mês, pouco mais da metade dos empresários (53,6%) afirmou acreditar que seu nível de estoques era adequado às perspectivas de curto prazo. Para 27,6% do total, a inadequação verificada era a de mercadorias em excesso. Outros 16,8% acreditavam ter menos produtos do que o necessário para atender à demanda futura. Apenas 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

A diferença de 10,8 pontos porcentuais entre inadequação "acima" e inadequação "abaixo", apesar de não ser a maior da série histórica, confirma a hipótese de que o começo de ano está sendo mais fraco do que se previa para o comércio.

Para a Federação, por fatores conjunturais derivados do restrito crescimento do fim de ano, associados ao fato de fevereiro ser um mês mais curto e ainda ao impacto do Carnaval, em março, o primeiro trimestre do ano tende a ser bastante fraco para o varejo na RMSP.

Nota metodológica
O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice é possível identificar percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para "abaixo" (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).

Fechar (X)