Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Situação dos estoques do comércio de São Paulo melhora em outubro

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 21 de outubro de 2014 - A situação dos estoques do comércio da região metropolitana de São Paulo (RMSP) em outubro registrou leve melhora em relação a setembro (alta de 1,1%), mas ainda é menor do que o constatado em outubro de 2013 (baixa de 7,1%), como aponta a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Estoques (IE) para o mês ficou em 109,5 pontos.

O indicador capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

Em outubro, a proporção de empresários com estoques acima do adequado chegou aos 30,5% - contra 29,8% em setembro e 22,4% em outubro do ano anterior. Já aqueles com estoques abaixo do adequado somaram 14,5%, inferior aos 15,8% anotados em setembro, e aos 17,5% em outubro de 2013.

Assim como a queda do indicador não deve ter apenas fatores negativos como culpados, a sua elevação não pode ser considerada automaticamente positiva. O Índice de Estoques melhorou, mas por motivos ruins, ou seja, quando o indicador avança apenas pela queda da inadequação abaixo, enquanto a proporção de empresários que diz ter estoques exagerados cresce, isso indica que o ciclo de ajustes nos estoques ainda não acabou e os pedidos dos empresários do varejo em São Paulo para o Natal tendem a ser menores do que no ano passado.

De acordo com os economistas da Entidade, a sensação de que havia sinais de recuperação na percepção dos varejistas se desfez, retornando a um momento de perda do humor que deriva de um cenário de inflação novamente em alta após um período de trégua e a expectativa de crescimento zero para o PIB e para o varejo em São Paulo.

Considerando o cenário, deve-se esperar redução nos pedidos dos comerciantes para as festas do fim de ano (momento mais importante para o setor), uma vez que são nos meses de setembro e outubro que os empresários do comércio definem as encomendas para a data.

Nota metodológica
O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para "abaixo" (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).

Fechar (X)