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Negócios

Softwares contribuem para melhor gestão da carteira de clientes

Comerciantes ganham em agilidade e fidelização dos consumidores

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Softwares contribuem para melhor gestão da carteira de clientes

Fidelização do consumidor é um dos principais benefícios proporcionados por softwares
(Arte TUTU)

Por Deisy de Assis

As micros, pequenas e médias empresas de comércio e serviços têm apostado em softwares para garantir um gerenciamento da carteira de clientes mais eficaz. Segundo comerciantes que fazem uso do recurso, os principais benefícios são a agilidade no atendimento e a organização de informações estratégicas que permitem maior aproximação com o consumidor.

A agilidade é o principal ganho constatado pela pizzaria La Franttine, localizada na região central de São Paulo, com o uso de um software de gestão de dados a partir de 2009. “Utilizávamos anotações para atender aos pedidos, o que demandava de cinco a dez minutos para colher todos os dados. Com o programa, consigo desempenhar tudo em pouco mais de um minuto”, conta a proprietária, Joana Almeida Marcelo.

Fidelizando o cliente

O estabelecimento adquiriu o sistema LCM, que permite armazenar telefone e demais informações relevantes a respeito do cliente. Assim, quando o consumidor liga, todos os dados necessários para a entrega já estão disponíveis. “O tempo de entrega também é reduzido, o que conta muito para fidelizar um cliente, principalmente no setor de refeição”, ressalta Joana.

A fidelização do consumidor também é o grande benefício adquirido com o uso da tecnologia no pet shop Bionicão, em Guarulhos, Grande São Paulo, seja para o serviço de banho e tosa, seja para a venda de produtos para animais.

A proprietária, Cristina Morgado, optou pelo software NAG para manter informações pessoais e de consumo dos clientes, bem como especificações sobre cães e gatos atendidos. O recurso torna o funcionamento do estabelecimento mais organizado e profissional, o que passa credibilidade ao consumidor.

Com o recurso, a proprietária consegue demonstrar maior cuidado com o público em diferentes contextos. Se um determinado produto está em falta no mercado e a loja o tem disponível, por exemplo, um filtro nos cadastros aponta os clientes que compram esse produto e permite o contato direcionado para avisar que o item segue à venda. “Também faço a gestão do meu estoque com o programa e, com isso, evito que faltem produtos. Dessa forma, sempre atendo bem à minha demanda.”

Gestão integrada

O sistema do pet shop – que, além do custo da instalação, exige o pagamento de uma mensalidade para suporte técnico e atualizações de versões – tem a função de cruzar dados dos cadastros com a agenda para os serviços de banho e tosa.

“No atendimento, ganho tempo e posso controlar a entrada e saída dos animais. Para as vendas, o sistema é uma ferramenta estratégica, pois conseguimos saber o histórico de compras e desenvolver ações com os clientes.”

Para o varejo

Pensando nas necessidades do comércio e identificando os benefícios que a tecnologia proporciona para a gestão da carteira de clientes, os irmãos Gustavo e Júlio Paulillo, em sociedade com Tulio Monte Azul, desenvolveram o aplicativo Agendor para auxiliar startups e micros, pequenas e médias empresas do varejo nessa tarefa.

Trata-se de um aplicativo, disponível para computadores e mobile, que centraliza informações de clientes. “Ele é focado nas necessidades dos vendedores, pois melhora a estratégia de vendas por meio do levantamento de histórico de compra de clientes”, explica Gustavo Paulillo, que ainda destaca alertas de oportunidades para realizar vendas que o sistema emite.

Lançado em 2012, o aplicativo triplicou o número de usuários de 2013 para 2014 e dobrou essa quantidade de 2014 para 2015. “Isso resultou em 13 mil clientes ativos, e nossa intenção é triplicar esse número até o fim do ano”, diz.

O aplicativo tem versões gratuitas disponíveis para baixar na internet, para a utilização de até duas pessoas e a gestão de até mil clientes. Acima desses números, a versão paga é de R$ 25 mensais por usuário.

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