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Economia

Vendas do varejo no período que antecede o Dia dos Namorados crescem 4,5%, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, faturamento do setor na semana da data comemorativa foi de R$ 44 bilhões, em torno de R$ 1,9 bilhão superior ao registrado em 2016

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Vendas do varejo no período que antecede o Dia dos Namorados crescem 4,5%, aponta FecomercioSP

FecomercioSP estima que vendas no comércio varejista paulista em junho devem crescer 3%
(Tutu)

As vendas do comércio varejista brasileiro no período que antecede o Dia dos Namorados seguiram as expectativas e, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apresentaram crescimento de 4,5% em relação a 2016, o que representa um ganho de aproximadamente R$ 1,9 bilhão.

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Os cálculos foram feitos com base nos dados da Boa Vista SCPC, que mostraram um aumento de 2,6% no número de consultas em seu banco de dados entre os dias 1º e 12 de junho, em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, a FecomercioSP estima que o varejo brasileiro tenha faturado R$ 44 bilhões neste período ante os R$ 42,1 bilhões em 2016, um aumento de 4,5%.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, esse dado confirma a tendência positiva de vendas prevista pela Entidade, por meio de seus modelos de projeção e de sondagens no período que antecede a data. De acordo com a Federação, as vendas do comércio varejista no mês de junho, no Estado de São Paulo, devem crescer 3%. Os consumidores paulistanos disseram, em sondagem prévia ao Dia dos Namorados, que estariam dispostos a gastar 10% a mais em presentes em relação à data em 2016.

A justificativa para esse bom desempenho é o quadro econômico mais favorável do que no mesmo período do ano passado. A inflação já está abaixo dos 4%, enquanto em maio de 2016 estava em 9,3%. A taxa Selic passou de 14,25%, há 12 meses, para os atuais 10,25%. Houve a liberação dos recursos do FGTS de contas inativas na véspera da data comemorativa. Além disso, os indicadores de confiança do consumidor estão mais de 10% acima do apurado no mesmo período do ano anterior.

A FecomercioSP pondera que o resultado ainda está aquém do que o comércio deseja, mas os resultados positivos obtidos no Dia das Mães e no Dia dos Namorados devem contribuir para a melhora das expectativas dos empresários do setor. Por isso, a Entidade espera números favoráveis nas demais datas comemorativas do ano, que deverão girar novamente a cadeia produtiva, com mais pedidos aos fornecedores e, consequentemente, à indústria, contribuindo para a retomada gradativa da atividade econômica.

Metodologia
O cálculo do volume de vendas para o Dia dos Namorados de 2017 é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este Dia dos Namorados, foram consideradas as consultas realizadas no período de 1º a 12 de junho de 2017, comparadas às consultas realizadas entre 1º e 12 de junho de 2016.

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