Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

.

Tem certeza que deseja excluir o projeto
?

Essa ação não poderá ser desfeita.

O CEP não foi encontrado.

O CPF já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

O CPF já está inscrito em três projetos diferentes e não pode ser cadastrado novamente.

Senha incorreta.

Dados atualizados com sucesso.

Notícias

Notícias

11/04/2013

Estudante de engenharia desenvolve ração para cães e gatos com sobras de peixes

Gabriel Domingos venceu o 3° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Academia/Estudante

Estudante de engenharia desenvolve ração para cães e gatos com sobras de peixes

A atividade pesqueira na Baixada Santista é fonte de renda para seus moradores e empresas da região. Porém, boa parte dos resíduos é descartada em locais inadequados, principalmente nos rios. Esse cenário levou o estudante de engenharia ambiental do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Gabriel Estevam Domingos, a idealizar o projeto “Ração Susten”. A inciativa foi vencedora do 3° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Academia/Estudante.

A proposta consiste na fabricação de uma “ração ecológica” para cães e gatos com as sobras de peixes e camarões. “É um produto de ótima qualidade e com baixo custo”, garante Domingos. O trabalho envolveu quase dois anos de pesquisa, segundo o autor. Nesse período, foi realizado o mapeamento das fontes problemáticas, o índice de produção de resíduos, os pontos de descarte e a elaboração da planta piloto do projeto.

De acordo com o estudante, o custo de produção da ração é menor do que as convencionais por não ter a necessidade de acrescentar nutrientes de forma artificial. Domingos garante que o produto contém mais nutrientes do que as rações comerciais e, por ter crustáceos como matéria-prima, o aroma é atraente para os animais.

Para a coleta do material, o projeto prevê a disponibilização de caçambas em cada uma das peixarias que realizam o trabalho de abate e limpeza dos pescados. A intenção é que os resíduos sejam dispostos de forma seletiva e sejam recolhidos diariamente.

Fechar (X)