Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

MEI precisa informar medidas de prevenção contra riscos

Veja também a importância do Balcão de Defesa do Contribuinte, lançado em abril pela FecomercioSP, por meio do Conselho de Assuntos Tributários

Ajustar texto A+A-

MEI precisa informar medidas de prevenção contra riscos

MEI precisa estar atento ao cumprimento na declaração de inexistência de riscos
(Arte: TUTU)

O Microempreendedor Individual (MEI) precisa informar as medidas de prevenção que adota diante dos perigos e riscos comuns nas atividades realizadas. A declaração, que precisa ser impressa, deve ser feita mesmo com o MEI dispensado de entregar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A explicação é dada no Tome Nota 224, de maio. Preencha o formulário abaixo e baixe o modelo da minuta.

O boletim também explica como funciona, na prática, a possibilidade de marcação do ponto por exceção à jornada regular de trabalho. O dispositivo permite aos trabalhadores registrarem apenas situações excepcionais, o que desafoga a área de Recursos Humahos (RH) e dá mais segurança jurídica às empresas.

Leia mais sobre eSocial para pequenos negócios
Prorrogação da obrigatoriedade do Perfil Profissiográfico Previdenciário em meio eletrônico beneficia pequenas empresas
Quarta fase do eSocial: todas as empresas devem enviar informações de SST; saiba como!
Saiba como enviar eventos de SST no eSocial

A edição ainda comenta diferentes decisões judiciais sobre aposentadoria por invalidez, por parte da 8ª turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e alteração do regime de apuração, pela 13ª Vara Federal de Porto Alegre (RS).

A seção “Tribuna contábil” destaca a importância do Balcão de Defesa do Contribuinte, lançado em abril pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Assuntos Tributários (CAT). Trata-se de uma nova ferramenta para o contribuinte acionar o Fisco: um canal virtual que possibilita o encaminhamento de reclamações, sugestões e dúvidas.

O Tome Nota é produzido e editado mensalmente pela FecomercioSP. Para ter acesso a estes e outros assuntos do informativo, clique aqui.

 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)