Faturamento do Turismo Nacional
Turismo nacional registra recorde de faturamento
O turismo brasileiro tem vivido o seu melhor momento da história e os números comprovam isso. De acordo com levantamento mensal da FecomercioSP, com base em dados do IBGE, em março, período em que ocorreu o Carnaval, o faturamento foi de R$ 18 bilhões, crescimento de 6,6% na comparação com igual período do ano passado, sendo o melhor resultado para o mês da série iniciada em 2012. No acumulado do ano, a alta está em quase 6% (5,8%), com um faturamento no 1 trimestre de R$ 55,4 bilhões, também recorde, bem acima do melhor momento da série até então, de 2014, com R$ 52,5 bilhões, já com valores corrigidos pela inflação.
Sobre
O levantamento mensal do Faturamento do Turismo Nacional, elaborado pela FecomercioSP, tem o objetivo de trazer as informações mais atualizadas sobre o setor no País e suas principais atividades, como os meios de hospedagem, alimentação, locação de veículos, agências de viagens e os diversos setores ligados ao transporte. Além disso, a série histórica, iniciada em 2011, permite um amplo estudo do comportamento do passado, para elaborar cenários para o futuro.
Como é obtido
O Faturamento do Turismo é obtido a partir de pesquisas do IBGE, da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O índice para corrigir monetariamente os valores é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE. Para as atividades com relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas, para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.
Utilidades
Os dados do Faturamento do Turismo Nacional servem para nortear as decisões dos empresários do setor. É possível entender o desempenho mais recente do segmento e captar tendências de curto e médio prazos. Aliando a outras pesquisas da FecomercioSP, o empresário tem um apanhado importante de informações, que possibilitam predições mais assertivas. Além disso, é possível verificar a participação de cada segmento no turismo em geral, fazer uma relação do seu desempenho em relação à média nacional, entre outras formas de análise
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

No Dia Mundial do Turismo, setor deve encerrar o ano com alta de 13% no Brasil
Levantamento da FecomercioSP passa a incluir faturamento do setor por Estado