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Intenção de Consumo das Famílias

Inflação elevada e os juros altos impactam diretamente a intenção de consumo das famílias

Em maio de 2025, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela FecomercioSP, apresentou leve retração de 0,2% frente a abril, alcançando 104,2 pontos. Apesar de permanecer acima da zona de satisfação (100 pontos), este é o quarto recuo consecutivo, sinalizando um enfraquecimento gradual da confiança das famílias no ambiente de consumo. Em relação ao mesmo período de 2024, o ICF acumula queda de 4,6%, evidenciando o impacto da conjuntura econômica sobre o comportamento do consumidor. O comportamento do ICF reflete o ambiente macroeconômico desafiador enfrentado pelas famílias brasileiras. A política monetária, ainda mantém os juros em patamar elevado, limitando a expansão do crédito e pressionando o consumo. A inflação ainda é persistente e soma-se a isso o ambiente de incerteza fiscal, decorrente de uma política fiscal expansionista, com aumento de gastos públicos e pressões sobre o arcabouço fiscal.

 







 



 

 



 

 

 

Sobre

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.

Análise de Índice

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