Intenção de Consumo das Famílias
Preços de alimentos e itens essenciais mantiveram pressão sobre as famílias
Em dezembro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou uma queda de 4,3% no comparativo anual, atingindo 108,5 pontos. Embora o índice permaneça acima da linha de pessimismo (100 pontos), a retração anual evidencia uma deterioração no sentimento das famílias em relação ao consumo. Esse movimento reflete as incertezas econômicas, restrições de acesso ao crédito devido à alta da taxa Selic e sua perspectiva de manutenção ou elevação nas próximas reuniões do Copom. No comparativo mensal, o índice apresentou alta de 2,8%, destacando uma resiliência sazonal no consumo. Esse crescimento mensal reflete os fatores típicos de fim de ano, como o pagamento do 13º salário, promoções no comércio e o aumento da demanda por bens e serviços relacionados às festividades. Contudo, o avanço no curto prazo não é suficiente para reverter a tendência negativa no horizonte anual, dada a persistência de fatores estruturais limitadores, como a inflação acumulada e o alto custo do crédito.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
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