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Sustentabilidade

Shopping em Duque de Caxias promove reúso de água e coletiva seletiva

Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, centro de compras de Duque de Caxias investe em operação sustentável

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Shopping em Duque de Caxias promove reúso de água e coletiva seletiva

A imagem da cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, esteve, por muito tempo, atrelada ao maior lixão a céu aberto da América Latina, o Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, que funcionou por três décadas. No mesmo município, um empreendimento comercial decidiu fazer da sustentabilidade a sua marca. Inaugurado em 2010, o Caxias Shopping utilizou métodos ambientalmente corretos desde a construção e manteve os hábitos durante as operações. "O shopping já nasceu com essa filosofia, com reúso de água e coleta seletiva, por exemplo. Então, resolvemos dar continuidade a esse DNA de sustentabilidade", explica a gerente de marketing do empreendimento, Cristiana Legey. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Pequena e Média Empresa.

O Caxias Shopping investiu cerca de R$ 1,4 milhão na instalação e na adaptação de equipamentos para ser mais sustentável, como uma estação própria de tratamento de água e esgoto, que reenvia água tratada para reúso nas descargas dos banheiros e para o sistema de irrigação dos jardins. A medida rende ao empreendimento uma economia estimada em 60% no volume de água utilizado.

Além desse investimento inicial, o shopping desembolsa mensalmente R$ 11 mil para manter outras ações, como a coleta seletiva. Além das áreas comuns, como a praça de alimentação, a medida alcança também os lojistas, cuja participação é estimulada por meio de campanhas de comunicação. No local, nenhum resíduo fica de fora. Papelão, garrafas pet, toalha de papel, plástico filme, latinhas e o lixo orgânico ganham novos destinos. Os restos de alimentos, geralmente despejados em aterros sanitários, viram matéria-prima para adubo, enquanto os outros materiais são comercializados. 

Para estimular a reciclagem entre os clientes, o shopping oferece contêineres para descarte de produtos diversos, como pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha. “A gente tem essa raiz de sustentabilidade e fica feliz em poder contribuir com o meio ambiente. Queremos que o cliente vire um multiplicador dessa ideia e leve-a para casa, assim como o lojista”, ressalta Cristiana.

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