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Publicações

Comércio & Serviços

Publicação bimestral destinada ao empreendedor que deseja aprimorar a gestão de seu negócio, a revista Comércio & Serviços (C&S) repercute boas práticas de mercado por meio de pautas sobre economia, inovação e cases de sucesso. Com linguagem leve e projeto gráfico dinâmico, traz ainda entrevistas com empresários e executivos e artigos de especialistas de variadas áreas.

Revista C&S

Revista Problemas Brasileiros

<p>A <a style=display:inline href=https://revistapb.com.br target="_blank">Revista Problemas Brasileiros (PB)</a></a> é uma publicação singular. Com mais de 60 anos de história, mantém-se fiel ao propósito da sua criação: estimular o necessário debate à superação de mazelas seculares e contrastes que fazem do Brasil um dos países mais desiguais do mundo.</p> <p>Uma realização da <a style=display:inline href=https://www.fecomercio.com.br/ target="_blank">Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)</a>, a <strong>PB</strong> seguiu trajetória única enquanto uma publicação de entidade de classe. Isso aconteceu porque não se restringiu a discussões político-econômicas. As causas do atraso estrutural do País foram (e continuam sendo) observadas de maneira holística, em áreas como Educação, Trabalho, Gestão Pública, Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde e Cultura, ouvindo especialistas sem deixar de retratar os anônimos que constroem a história brasileira de todos os dias.</p> <p>A Revista se distingue pelo público leitor — constituído majoritariamente por empreendedores, acadêmicos e estudantes — e por suas parcerias com universidades e organizações do terceiro setor, destinadas a dar voz aos mais amplos setores da sociedade. Hoje, novos rumos da atividade empresarial, influenciada pelas práticas ESG — sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança) —, são enfatizados de forma perene. Mobilizar o empresariado e a sociedade em torno dessa agenda significa que a PB, além de informar, contribui para a qualificação do debate. Para a Entidade, o futuro do capitalismo, no século 21, está indissoluvelmente ligado à capacidade de empresas e governos promoverem avanços socioambientais.</p> <h3>HISTÓRIA</h3> <p>A primeira edição da <strong>PB</strong> circulou em abril de 1963, quando o mundo respirava a atmosfera rarefeita da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética. Por aqui, assustadas com o que consideraram atitudes extremistas do então presidente João Goulart, entidades empresariais passaram à oposição. Embora discordasse das chamadas reformas de base propostas pelo governo, a FecomercioSP reconhecia a existência de graves questões sociais e econômicas herdadas desde o tempo colonial, que deveriam ser debatidas de forma ampla e democrática por meio de uma publicação destinada a esse fim.</p> <p>Durante os Anos de Chumbo, quando os empresários já haviam se desiludido quanto à ditadura militar instalada em 1964, uma matéria publicada com o título “Totalitarismo político” e um comunicado à imprensa emitido pela Entidade (classificando o regime como “espúrio”) resultaram na suspensão temporária da Revista. Mantida durante meio século pelo patrocínio do Sesc e do Senac de São Paulo, a <strong>PB</strong> divulgou os debates das reuniões do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Entidade. Estiveram no conselho (e nos encartes publicados) alguns dos principais ministros do período: Delfim Netto e Luiz Carlos Bresser-Pereira, da Fazenda; Cristovam Buarque e Renato Janine Ribeiro, da Educação; Adib Jatene, da Saúde; e José Goldemberg, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente.</p> <h3>RECONHECIMENTO</h3> <p>Atualmente, a publicação é veiculada em edições bimestrais impressas com distribuição dirigida, além de conteúdos exclusivos disponíveis em canais digitais: site, podcast, vídeos e mídias sociais. Esse conjunto de ações de reposicionamento editorial, empreendidas desde 2016, proporcionou à <strong>PB</strong> o Prêmio Aberje 2019, da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial, na categoria <strong>Mídia Impressa</strong>. </p> <p>Para celebrar 60 anos, a Revista transformou a edição #475 (junho/junho de 2023) em publicação comemorativa com o desafio de resgatar e analisar as grandes questões nacionais ao longo dessas seis décadas. A proposta editorial foi oferecer uma visão crítica e abrangente das transformações socioeconômicas do Brasil, destacando temas como desigualdade social, educação, economia e sustentabilidade.</p> <p>A edição especial, de 116 páginas, <a style=display:inline href=https://revistapb.com.br/editorial/revista-pb-da-fecomerciosp-vence-o-premio-lusofonos-em-portugal>conquistou o bronze</a> no Prêmio Lusófonos da Criatividade, em Portugal, na categoria <strong>Problemas Sociais</strong>. A premiação, que acontece há dez anos, reconhece trabalhos de comunicação e publicidade dos países de língua portuguesa. </p> <h3>VISÃO DE BRASIL</h3> <p>Livre de alinhamentos automáticos de qualquer natureza, a Revista se mantém aberta à diversidade para analisar as transformações que moldam e influenciam o País. A sua linha editorial contempla a ideia de que o Brasil precisa crescer mantendo e ampliando as conquistas democráticas, com distribuição de renda, além de incorporar a dimensão da sustentabilidade socioambiental à sua cultura de desenvolvimento e se transformar em uma potência fundamentada no respeito aos recursos naturais e aos direitos dos indivíduos — afinal, o País tem vantagens comparativas para competir na economia do século 21 de forma sustentável e inclusiva.</p> <p>A <a style=display:inline href=https://www.fecomercio.com.br>FecomercioSP</a> acredita que a informação aprofundada seja um instrumento fundamental de qualificação do debate público sobre assuntos importantes não só para a classe empresarial, mas para toda a sociedade. É nesse sentido que a entidade publica a Revista Problemas Brasileiros. </p>

Contato: publicacoes@fecomercio.com.br

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