Biblioteca
Revista Problemas Brasileiros
A Revista Problemas Brasileiros (PB) é uma publicação singular. Com mais de 60 anos de história, mantém-se fiel ao propósito da sua criação: estimular o necessário debate à superação de mazelas seculares e contrastes que fazem do Brasil um dos países mais desiguais do mundo.
Uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a PB seguiu trajetória única enquanto uma publicação de entidade de classe. Isso aconteceu porque não se restringiu a discussões político-econômicas. As causas do atraso estrutural do País foram (e continuam sendo) observadas de maneira holística, em áreas como Educação, Trabalho, Gestão Pública, Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde e Cultura, ouvindo especialistas sem deixar de retratar os anônimos que constroem a história brasileira de todos os dias.
A Revista se distingue pelo público leitor — constituído majoritariamente por empreendedores, acadêmicos e estudantes — e por suas parcerias com universidades e organizações do terceiro setor, destinadas a dar voz aos mais amplos setores da sociedade. Hoje, novos rumos da atividade empresarial, influenciada pelas práticas ESG — sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança) —, são enfatizados de forma perene. Mobilizar o empresariado e a sociedade em torno dessa agenda significa que a PB, além de informar, contribui para a qualificação do debate. Para a Entidade, o futuro do capitalismo, no século 21, está indissoluvelmente ligado à capacidade de empresas e governos promoverem avanços socioambientais.
HISTÓRIA
A primeira edição da PB circulou em abril de 1963, quando o mundo respirava a atmosfera rarefeita da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética. Por aqui, assustadas com o que consideraram atitudes extremistas do então presidente João Goulart, entidades empresariais passaram à oposição. Embora discordasse das chamadas reformas de base propostas pelo governo, a FecomercioSP reconhecia a existência de graves questões sociais e econômicas herdadas desde o tempo colonial, que deveriam ser debatidas de forma ampla e democrática por meio de uma publicação destinada a esse fim.
Durante os Anos de Chumbo, quando os empresários já haviam se desiludido quanto à ditadura militar instalada em 1964, uma matéria publicada com o título “Totalitarismo político” e um comunicado à imprensa emitido pela Entidade (classificando o regime como “espúrio”) resultaram na suspensão temporária da Revista. Mantida durante meio século pelo patrocínio do Sesc e do Senac de São Paulo, a PB divulgou os debates das reuniões do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Entidade. Estiveram no conselho (e nos encartes publicados) alguns dos principais ministros do período: Delfim Netto e Luiz Carlos Bresser-Pereira, da Fazenda; Cristovam Buarque e Renato Janine Ribeiro, da Educação; Adib Jatene, da Saúde; e José Goldemberg, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente.
RECONHECIMENTO
Atualmente, a publicação é veiculada em edições bimestrais impressas com distribuição dirigida, além de conteúdos exclusivos disponíveis em canais digitais: site, podcast, vídeos e mídias sociais. Esse conjunto de ações de reposicionamento editorial, empreendidas desde 2016, proporcionou à PB o Prêmio Aberje 2019, da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial, na categoria Mídia Impressa.
Para celebrar 60 anos, a Revista transformou a edição #475 (junho/junho de 2023) em publicação comemorativa com o desafio de resgatar e analisar as grandes questões nacionais ao longo dessas seis décadas. A proposta editorial foi oferecer uma visão crítica e abrangente das transformações socioeconômicas do Brasil, destacando temas como desigualdade social, educação, economia e sustentabilidade.
A edição especial, de 116 páginas, conquistou o bronze no Prêmio Lusófonos da Criatividade, em Portugal, na categoria Problemas Sociais. A premiação, que acontece há dez anos, reconhece trabalhos de comunicação e publicidade dos países de língua portuguesa.
VISÃO DE BRASIL
Livre de alinhamentos automáticos de qualquer natureza, a Revista se mantém aberta à diversidade para analisar as transformações que moldam e influenciam o País. A sua linha editorial contempla a ideia de que o Brasil precisa crescer mantendo e ampliando as conquistas democráticas, com distribuição de renda, além de incorporar a dimensão da sustentabilidade socioambiental à sua cultura de desenvolvimento e se transformar em uma potência fundamentada no respeito aos recursos naturais e aos direitos dos indivíduos — afinal, o País tem vantagens comparativas para competir na economia do século 21 de forma sustentável e inclusiva.
A FecomercioSP acredita que a informação aprofundada seja um instrumento fundamental de qualificação do debate público sobre assuntos importantes não só para a classe empresarial, mas para toda a sociedade. É nesse sentido que a entidade publica a Revista Problemas Brasileiros.
Revista Problemas Brasileiros nº 465
Revista Problemas Brasileiros nº 464
Revista Problemas Brasileiros nº 463
Revista Problemas Brasileiros nº 462
Revista Problemas Brasileiros nº 460
Revista Problemas Brasileiros nº 459
Revista Problemas Brasileiros nº 458
Revista Problemas Brasileiros nº 457
Revista Problemas Brasileiros nº 455
Revista Problemas Brasileiros nº 454
Revista Problemas Brasileiros edição especial – setembro/outubro 2019
Revista Problemas Brasileiros nº 453