Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

FecomercioSP lança 6º Prêmio de Sustentabilidade, com foco nos objetivos da Agenda 2030 da ONU

Objetivo da premiação é encorajar ações sustentáveis que agreguem bons comportamentos em toda a sociedade, não apenas ao meio ambiente

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 10 de março de 2017 - Adotada durante a Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, a Agenda 2030 norteará a 6ª edição do Prêmio de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), lançada nesta sexta-feira (10/03), na sede da Entidade. Com o objetivo de premiar ações que estimulam o desenvolvimento sustentável em toda a sociedade, o prêmio contará com participantes que desenvolvem projetos e ações que atendem algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda da ONU para a humanidade até 2030. 

Ao longo dos anos, o Prêmio de Sustentabilidade da FecomercioSP consagrou projetos que propunham ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e atuação social e nesta 6ª edição, a premiação dará maior visibilidade para os trabalhos que desenvolvem medidas sustentáveis para toda as áreas: sociais, energéticas, industriais, econômicas, mobilidade urbana, ambientais, de saúde, educacionais e sistemas políticos. 

Segundo o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e idealizador da premiação, José Goldemberg, o evento chega a sua sexta edição com responsabilidade de estimular ações sustentáveis em uma sociedade cada vez mais comprometida com a manutenção do planeta. "A logística reversa veio para ficar e coloca a responsabilidade da destinação correta dos resíduos sólidos para o comércio, população geral e indústria. Todos têm responsabilidade compartilhada para manter o sistema funcionando e o Prêmio tem um papel importante neste processo, pois destaca ações criativas que tornam a sustentabilidade possível", apontou. Desde sua primeira edição, o Prêmio já recebeu mais de mil projetos, oriundos de 70 municípios brasileiros, de 26 estados da nação. 

Durante o lançamento do Prêmio, o assessor sênior do Programa ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Haroldo Machado Filho, salientou a importância do cumprimento dos 17 objetivos e das 169 metas traçadas na Agenda 2030 para o desenvolvimento do planeta e das pessoas. "Até a última Agenda proposta pela ONU, tínhamos como objetivos centrais o combate à fome e à pobreza extrema em países não-desenvolvidos e tivemos muito sucesso no Brasil. Agora, o novo acordo prevê ações globais que incluem todas as áreas e nações, em um único conceito. Os ODS oferecem um quadro para orientar políticas públicas que promovem o desenvolvimento sustentável em 17 áreas fundamentais para a humanidade, como a igualdade racial e de gênero, saúde e educação de todos, além de boas práticas na produção industrial", afirmou. 

Bens para a sociedade

A consultora de mobilidade urbana e responsável pela implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Joanesburgo, na África do Sul, Mohlago Flora Mokgohloa, também participou do lançamento da premiação e expôs a importância de impulsionar iniciativas criativas e sustentáveis para o desenvolvimento da comunidade global. "O grande desafio é incentivar a participação das pessoas para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade. Quando todos se envolvem, a questão deixa de ser apenas ações governamentais para se tornar medidas que todos se apropriam e trabalham em conjunto para tirar do papel. A implantação do BRT na cidade teve como objetivo servir à Copa do Mundo de futebol em 2010, porém, os resultados positivos do modal vêm gerando inúmeras oportunidades para o desenvolvimento econômico local e para a integração social dos bairros. O BRT apresentou-se como um importante sistema de transporte para reduzir o tempo de viagem e as emissões veiculares", reforçou. 

Ganhando visibilidade

Vencedor em duas edições do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, o diretor técnico do Grupo Ambipar, Gabriel Estevão Domingos, esteve presente no lançamento da 6ª edição da premiação e enfatizou o peso da FecomercioSP para o surgimento de oportunidades de negócio, após o prêmio. "O papel da Entidade foi fundamental para implementar meus projetos, pela visibilidade que deu durante e após a premiação, chamando a atenção de toda a mídia especializada e proporcionando novas oportunidades de negócios com empresas e órgãos públicos. Ter a chancela da Federação e do professor Goldemberg abriu portas para eu dialogar com especialistas e implementar meus projetos", afirmou. Domingos se sagrou vencedor nas 4ª e 5ª edições do Prêmio, com os projetos da Ecotinta, que reutiliza resíduos descartados pela indústria, e da ração sustentável, Susten, para cães e gatos, feita a partir de resíduos de peixe e frutos do mar, antes despejados no oceano por pescadores. 

Inscrições

Podem se inscrever para o Prêmio projetos das seguintes categorias: Empresa (microempresa, pequena/média, grande empresa de comércio, serviços e turismo); Entidades Empresariais (Sindicatos e Entidades de Classe, Confederações, Federações, de todos os setores econômicos); Indústria; Órgão Público (integrantes da administração, direta ou indireta, nos três poderes, nas esferas federal, estadual ou municipal); Academia (professores universitários em atividade e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação) e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo on-line). 

As inscrições para o 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade são gratuitas, e podem ser realizadas até novembro de 2017, exclusivamente pelo site www.fecomercio.com.br/premio

O processo geral de julgamento dos trabalhos inscritos ocorrerá entre novembro de 2017 e janeiro de 2018. Os projetos serão analisados pelas bancas julgadoras, para definição de três finalistas em cada uma das seis categorias concorrentes, de acordo com os critérios previstos no regulamento do prêmio, a ser divulgado no evento de lançamento. A relação dos finalistas será veiculada pelo site do prêmio, em fevereiro de 2018. 

Os trabalhos vencedores de cada categoria receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$15 mil e o troféu do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade durante a cerimônia de premiação, que acontecerá em março de 2018. Também serão reconhecidos os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares.

Fechar (X)