Negócios
24/06/2014Empresário deve avaliar não só a tecnologia ao adquirir um software
Tema será debatido no VI Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos, nos dias 4 e 5 de agosto
O processo de escolha e aquisição de softwares para empresas requer mais do que a avaliação tecnológica do produto. De acordo com Luis Deak, membro da Associação Brasileira de Automação Comercial (Afrac) e especialista no assunto, é preciso considerar, também, aspectos como legislação e gestão.
"Existe toda uma preocupação bem mais extensa do que se imagina sobre a compra da tecnologia. A gente não pode olhar a compra do software apenas no ambiente tecnológico. Tem outras questões envolvidas, como a parte tributária, fiscal, legal, de gestão administrativa e financeira da empresa. Todas essas preocupações existem e são mais importantes do que a tecnologia em si", avalia o especialista.
O assunto será debatido no VI Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos, realizado pelo Conselho de Tecnologia da Informação da entidade. No evento, Deak apresentará os demais pontos que o empresário deve considerar ao adquirir um software.
De acordo com o profissional, no mercado de softwares, 97% do que giram são resultados de compras mal feitas, que acabam sendo substituídas. "Isso porque o empresário comprou errado, adquiriu de uma empresa ruim ou o produto não atende à tecnologia que ele possui. A maior quantidade de substituição de softwares que fazemos é porque o fornecedor não tem qualidade e competência", explica.
Para ele, esse é um problema que precisa ser combatido, pois acaba refletindo nos negócios da empresa, principalmente nos custos e nas necessidades operacionais.
O VI Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos acontece nos dias 4 e 5 de agosto. Além de debater a aquisição correta de softwares, também contará com a presença de especialistas que apresentarão temas como o Marco Civil da Internet, segurança da informação, perícia forense digital, pagamentos móveis, entre outros.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/empresario-deve-avaliar-nao-so-a-tecnologia-ao-adquirir-um-software