Negócios
13/05/2014Especialista elenca principais ameaças virtuais e dá dicas de proteção
É importante ter bons hábitos de uso e navegação na web, desconfiando sempre de emails suspeitos e pensando duas vezes antes de clicar em links desconhecidos
As principais ameaças não mudaram muito nos últimos anos, apenas se tornaram mais sofisticadas. Hoje, ocorrem com frequência relacionadas a golpes que, de alguma forma, tentam subtrair das vítimas dinheiro ou informações que podem levar o criminoso a exigir dinheiro como devolução. “Para isso os criminosos se valem das mais diversas técnicas, como phishing, termo oriundo do inglês (fishing) que quer dizer pesca, que é uma forma de enganar o usuário se passando por alguma empresa para adquirir algum tipo de dado sensível, como senhas, dados financeiros - como número de cartões de crédito - e outros dados pessoais”, explica o analista de segurança da informação Vinicius Camacho.
A ameaça citada acima atinge tanto desktops quanto dispositivos móveis (como tablets e celulares), segundo o especialista. Como nos últimos anos aumentou o número de usuários acessando seus emails por meio dos seus dispositivos móveis, eles passaram a ser potenciais vítimas “dos velhos golpes por email” também nesses dispositivos. “Porém, como os sistemas móveis são mais fechados e restritivos em comparação aos sistemas desktop, os sistemas móveis continuam menos explorados no nível da aplicação/sistema e mais explorados no nível do usuário, graças à ingenuidade e desatenção de muitos usuários”, aponta Camacho.
Como se proteger das ameaças
De acordo com o especialista em segurança, os usuários precisam entender que a segurança online depende de um processo que também passa por seus costumes e atitudes, e que não há uma única solução ou software que ofereça 100% de segurança, de modo que ele não precise mais se preocupar com isso. “E mesmo existindo softwares suficientemente seguros, ataques sempre vão poder atacar o elo mais fraco da corrente: usuários”, observa. Daí a importância em ter bons hábitos de uso e navegação na web, desconfiando sempre de emails suspeitos e pensando duas vezes antes de clicar em links desconhecidos.
Além da cautela durante a navegação, evitando abrir links suspeitos e/ou desconhecidos, outra dica fundamental de prevenção, segundo Camacho, é instalar toda e qualquer atualização dos programas e aplicativo usados, bem como do próprio sistema operacional, seja ele móvel ou desktop. O uso de antivírus – que também deve ser atualizado --, é outro item importante de prevenção. “Procurar fazer uso de um antivírus bastante restritivo e um firewall renomado, itens que também são indispensáveis para a segurança”, acrescenta Camacho.
Confira abaixo outras recomendações para manter o computador livre de ameaças:
1 – Nunca saia de algum site que pede usuário e senha para acesso apenas fechando a janela do navegador (como e-mail, conta em site de comércio eletrônico, perfil em redes sociais e internet banking, por exemplo). O ideal é clicar em “Logout”, “Logoff”, “Sair”, “Desconectar” ou equivalente. Isso impossibilitará que outra pessoa abra a página em seguida e a sua conta ainda esteja conectada.
2 - Criar senhas difíceis de serem descobertas e mudá-las periodicamente são outras dicas dos especialistas. O ideal são sequências que misturam letras e números. Além disso, evite deixar as senhas anotadas ou usar a mesma em vários serviços.
3 - Usar navegadores de internet atuais, além de possibilitar o uso de tecnologias mais recentes e recursos novos, muitas vezes inexistentes nos navegadores de versões anteriores, também contém recursos de segurança capazes de combater perigos mais atuais. As atualizações ainda trazem correções contra falhas de segurança constantes nas versões anteriores.
4 – Atualizar o antivírus e o sistema operacional constantemente é importante para garantir que eles combatam corretamente a existência de malwares novos. Geralmente o sistema operacional possui a funcionalidade de atualização automática, o que facilita o processo caso o usuário esqueça de verificar.
5 – Ao terminar de realizar algum download, é importante checar se o arquivo possui alguma característica estranha, como mais de uma extensão (xxxxx.mp3.exe), tamanho muito pequeno para o tipo do arquivo baixado ou informações de descrição suspeitas. O ideal é, antes de abrir o arquivo baixado, verificá-lo com um antivírus.
6 – Em redes sociais, evite divulgar seu número de telefone abertamente ou informar o local em que você estará nas próximas horas, pois qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas.
7 – Cuidado ao clicar em links recebidos em mensagens de amigos do seu site social. Trate links de mensagens nesses sites como se fossem links em mensagens de e-mail.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/especialista-elenca-principais-ameacas-virtuais-e-da-dicas-de-protecao