Negócios
25/11/2014Malware usa camuflagem para espionar clientes de provedores de internet
Software malicioso chamado “Regin” foi usado entre 2008 e 2011, mas retornou à ativa no ano passado
Um software malicioso, que vinha sendo usado desde 2008 para espionar companhias privadas, governos, institutos de pesquisa e indivíduos em 10 países, foi descoberto nesta semana pela Symantec, empresa criadora do antivírus Norton.
O malware, batizado de Regin, ou Backdoor.Regin, usa diversos recursos de “camuflagem” para evitar sua identificação e a sua atividade no dispositivo infectado. Segundo a Symantec, "muitos componentes do Regin continuam escondidos e mais funcionalidades e versões podem existir".
O relatório da empresa que alerta sobre o malware indica que quase metade de todas as infecções ocorreu em provedores de Internet. Os alvos eram clientes das companhias invadidas e não as próprias empresas. Desses, 28% eram da área de telecomunicações, enquanto as outras vítimas eram dos setores de energia, companhias aéreas e pesquisa.
A empresa de segurança apurou ainda que metade das infecções confirmadas aconteceu na Rússia e na Arábia Saudita. Outros países infectados são o México, Irlanda, Índia, Irã, Afeganistão, Bélgica, Áustria e Paquistão.
A empresa ainda alerta que o malware pode ser usado em “operações persistentes e de longo prazo de vigilância contra alvos". A ameaça, de acordo com a Symantec, saiu de circulação em 2011, mas ressurgiu em 2013.
Fonte: Convergência Digital
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/malware-usa-camuflagem-para-espionar-clientes-de-provedores-de-internet