Negócios
02/12/2014Morte do criador de Chaves é usada como isca para ataques maliciosos
Disseminado por meio de links no Twitter, o vírus direciona para sites maliciosos de acordo com a localização do usuário
Cibercriminosos estão usando a morte do criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", o ator mexicano Roberto Bolaños, como isca para disseminar ataques maliciosos na web, relatou a Kaspersky, empresa especializada em segurança na internet.
Disseminada pelo Twitter, a mensagem contém um link que direciona o usuário para um site de anúncios e, em seguida, para uma página de acordo com a sua localização. Fora do Brasil, o usuário é direcionado para sites de vendas ou para uma página que descarrega automaticamente um programa malicioso no dispositivo.
Quem está no Brasil ainda corre o risco de ter o roteador atacado – o vírus tentará adivinhar a senha do dispositivo ou, em caso de falha, pedirá ao usuário os detalhes de acesso. Com estes dados, o próximo passo é alterar os servidores DNS e redirecionar os usuários para sites maliciosos.
De acordo com a empresa, o aplicativo age de acordo com o sistema operacional usado, mas a versão para Mac contém o adware OSX.Geonei.b - um dos mais usados em ataques contra o sistema operacional da Apple.
Para evitar golpes desse tipo, a Kaspersky recomenda que os usuários evitem clicar em links suspeitos ou de desconhecidos, que podem redirecioná-los a sites de notícia pouco conhecidos.
Fonte: Techtudo
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/morte-do-criador-de-chaves-e-usada-como-isca-para-ataques-maliciosos