Negócios
08/01/2014Número de malwares que atacam dispositivos móveis cresce 135% em 2013
Android segue como principal alvo dos cibercriminosos
O número de ameaças móveis triplicou em 2013 e alcançou um total de 148.778 amostras de malwares que atacam smartphones e tablets, segundo relatório da empresa de segurança Kaspersky Lab. Desse volume, 104.427 foram detectados somente ao longo do ano passado, crescimento de quase 135%. Outubro, por exemplo, foi um mês agitado, com o surgimento de quase 20 mil malwares desse tipo, o equivalente ao registrado em todo o ano de 2012.
Em 2013, o sistema operacional Android seguiu como maior alvo dos cibercriminosos, englobando 98,05% dos ataques a dispositivos móveis.
Os Trojans - cavalos de Tróia - bancários móveis foram os principais métodos utilizados pelos cibercriminosos no ano passado, com práticas de phishing móvel, roubo de informação sobre cartões de crédito e transferência de dinheiro. Além disso, surgiram malwares capazes de verificar o saldo da conta bancária da vítima.
O Trojan Obad foi o malware de maior destaque no período, propagando-se através de uma botnet móvel já existente e enviando mensagens de e-mail com links maliciosos para a lista de contatos da vítima. A prática é comum, também, no ataque a computadores pessoais e costuma ser utilizado por donos de botnets no mercado negro.
Fonte: PC Guia
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/numero-de-malwares-que-atacam-dispositivos-moveis-cresce-135-em-2013-1