Negócios
08/09/2014Pesquisadores norte-americanos detectam brecha de segurança no Instagram
Problema está no armazenamento de informações não criptografadas – como texto, imagem, localização, sons e vídeos
Brechas de segurança para vários aplicativos (entre eles o Instagram, que pertence agora ao Facebook) que oferecem versão para o sistema operacional Android foram encontradas por pesquisadores do núcleo forense cibernético da Universidade de New Haven, nos Estados Unidos, e divulgados nesta semana.
A estimativa é que por volta de 968 milhões de usuários tenham sido afetados. Os apps que apresentaram problemas foram: Grindr, GroupMe, Hike, HeyWire, Instagram, Kik, Line, MeetMe, MessageMe, MyChat, Nimbuzz, OKCupid, Oovoo, SayHi, Tango, TextMe, TextPlus, Vine, Voxer, WeChat, Whisper e Words with Friends (game da Zynga).
De acordo com a equipe que encontrou a falha, o problema está no armazenamento de informações não criptografadas – como texto, imagem, localização, sons e vídeos, no caso do Instagram – pela rede celular ou wi-fi. Como essas informações não estão criptografadas, mesmo que sejam enviadas na opção “direct” e não em posts públicos, podem ser acessadas por terceiros.
A equipe ainda alerta para que qualquer pessoa que usar os aplicativos estará sob risco de ter informações confidenciais vazadas, incluindo senhas, dependendo do caso.
Os testes não foram realizados para os aplicativos no sistema iOS, da Apple.
Fonte: Exame.com
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/pesquisadores-norte-americanos-detectam-brecha-de-seguranca-no-instagram