Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Reportagens finalistas do Prêmio Fecomercio incentivam a adoção de práticas sustentáveis entre os cidadãos

Matéria do jornalista Carlos Alberto Soares destaca engajamento da população para transformar lixo orgânico em adubo em Ribeirão Grande (SP)

Ajustar texto A+A-

Reportagens finalistas do Prêmio Fecomercio incentivam a adoção de práticas sustentáveis entre os cidadãos

Reaproveitar o lixo orgânico e ainda gerar empregos, contribuir com a limpeza da cidade e promover uma mudança cultural entre os cidadãos. Essas foram as transformações na cidade de Ribeirão Grande, em São Paulo, mostradas na reportagem veiculada na TV TEM, afiliada da Rede Globo, em maio de 2013.

A matéria, realizada pelo jornalista Carlos Alberto Soares, destacou o engajamento da população para transformar o lixo orgânico em adubo, utilizado na fertilização da área agrícola e para revitalizar os jardins da cidade. Os moradores de Ribeirão Grande chegaram a recolher mais de 12 mil toneladas de material orgânico desde o início da coleta, organizando-se para entregar o lixo para um caminhão compactador que passa pelas ruas da cidade semanalmente.

Após a veiculação da matéria, a população da cidade passou a contribuir ainda mais com a prática sustentável. “Descobrimos por meio das reportagens assuntos que muitas vezes deveriam ser seguidos por todos. Os materiais recicláveis devem, sim, ser separados dos resíduos sólidos e reaproveitados. Mantenho contato com a administração pública de Ribeirão Grande e soube que, hoje em dia, a população está ainda mais consciente”, diz Carlos Alberto Soares.

Outras reportagens finalistas indicadas ao 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade também incentivam as práticas de medidas sustentáveis pela população. É o caso das matérias "Alemanha: a força do Sol e do vento" e "Alemanha: países livres para bicicletas", do jornalista André Trigueiro, que mostram ideias de investimento em energia renovável; da reportagem “Consumo Infantil”, da jornalista Márcia Bongiovanni, que estimula a discussão entre pais e filhos sobre o consumo desenfreado; e a série de reportagens “Lixo, do problema à solução”, da jornalista Natalia Godoy, que mostra como é possível lucrar com o que é descartado no País.

“Os trabalhos apresentados servem como exemplos para que a comunidade siga o caminho da preservação e do respeito ao meio ambiente. O cidadão precisa mudar seus hábitos e partir para a prática. Só assim, teremos um resultado positivo”, enfatiza Soares sobre a função das reportagens finalistas do Prêmio.

Na categoria Reportagem Jornalística de Rádio/TV, o projeto vencedor foi a série “Empreendedores Sociais”, do jornalista André Trigueiro, sobre a nova geração de brasileiros que utiliza a internet para articular ações sustentáveis.

Fechar (X)