Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política

Não somos, historicamente, um país que pratica a inovação, diz economista Zeina Latif

Durante reunião do CEEP, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo destaca que é preciso criar condições de financiamento ao setor privado

Ajustar texto: A+A-

Não somos, historicamente, um país que pratica a inovação, diz economista Zeina Latif
Durante o encontro, Zeina também apontou a necessidade urgente de simplificação da estrutura tributária (Arte: TUTU)

Os assuntos que impactam o setor empresarial e a vida da população paulista foram destaque na reunião do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da última segunda-feira (15), que contou com a presença da economista Zeina Latif, atual secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Um dos temas tratados – transversal a todas as áreas – foi a inovação. Para Zeina, é algo que vai além do investimento público e que pode ser estimulado ao lado de players do ecossistema, como universidades, institutos, startups e incubadoras.

“Não somos, historicamente, um país com cultura de inovação. Não basta apenas o Estado injetar dinheiro e pronto. Esta é uma decisão econômica. Por isso, devemos criar condições para o setor privado financiar essas inovações, já que, atualmente, o capital privado está concentrado em determinados nichos. A minha maior preocupação é com a média empresa ou a empresa maior, doméstica, de manufatura, que não inova”, enfatizou a economista.

Durante o encontro, ela também apontou a necessidade urgente de simplificação da estrutura tributária. “Existe a percepção dos governadores de que ICMS é um imposto obsoleto. A situação lembra o que vivemos em 2018, quando discutimos que a Reforma da Previdência seria feita porque o tema estava mais maduro. Acho que a Reforma Tributária vai nesta linha. Não sabemos se o projeto será o da Câmara ou o do Senado, nem o quanto esta reforma será ambiciosa, mas algo será feito”, concluiu Zeina.

Saiba mais sobre o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP)

Fechar (X)