Conselho do Comércio Atacadista
25/06/2018CEO da Capital Invest explica, passo a passo, compra e venda de empresas em reunião do Conselho do Comércio Atacadista
De acordo com o palestrante, mais da metade das fusões e aquisições realizadas em 2017 aconteceram no Estado de São Paulo
Empresas de internet lideraram em fusões e aquisições no País no ano passado
(Arte/Tutu)
O Conselho do Comércio Atacadista (CCA), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recebeu, em reunião neste mês, o CEO da Capital Invest, Nestor Casado. O convidado palestrou sobre os serviços de uma consultoria de M&A (fusões e aquisições) nas operações de compra e venda de empresas.
Em sua fala, Casado explicou que o processo de compra ou venda inclui, em geral, as seguintes fases: seleção de ativos (apenas no caso de aquisição); modelagem financeira e avaliação de ativos ou empresas; road show (apenas no caso de venda); oferta não vinculante; due diligence; e oferta vinculante e negociações até a assinatura do contrato.
Veja também
Substituição tributária: Confaz-SP esclarece Convênio ICMS 52/17 durante reunião do Conselho de Assuntos Tributários
Codecon discute programa Nos Conformes com coordenador da Administração Tributária da Sefaz-SP
Conselho de Assuntos Tributários discute restituição do ICMS pago antecipadamente por substituição tributária
Especificamente sobre compra de empresas, o palestrante ressaltou que o procedimento começa com um estudo de mercado, que consiste em uma avaliação preliminar e as prioridades do interessado. Em seguida, é assinada uma carta de intenções (também conhecida pela siga LOI, de letter of intent).
Após a avaliação da oportunidade, apresenta-se uma oferta não vinculante (proposta sem compromisso formal de compra) e tem início o processo de due diligence (auditoria da empresa). Por fim, a compra é efetivada com a apresentação de uma oferta vinculante e a consequente assinatura do acordo.
No processo de venda, a consultoria de M&A inicialmente faz uma avaliação e levanta toda a documentação do negócio antes de apresentar profissionalmente o ativo, em uma ação de marketing conhecida como road show. Após o recebimento das ofertas não vinculantes, é feita uma pré-seleção de candidatos. O procedimento de due diligence antecipa o recebimento de uma oferta vinculante. E, em caso de acerto entre as partes interessadas, a venda do ativo é efetivada por meio de um acordo.
Casado também ressaltou que os segmentos que lideraram em número de transações no Brasil em 2017 foram os de internet (12,5%), tecnologia da informação (8,9%), companhias de serviços (7,7%) e empresas de alimentação, bebidas e tabaco (6%).A mesma pesquisa aponta que o Estado de São Paulo foi responsável por mais da metade (50,9%) das fusões e aquisições realizadas no País.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/conselhos/conselho-do-comercio-atacadista/noticias/ceo-da-capital-invest-explica-passo-a-passo-compra-e-venda-de-empresas-em-reuniao-do-conselho-do-comercio-atacadista