Negócios
25/02/2019Acompanhar resultados de perto aumenta chances de sucesso da empresa
Empreendedores que avaliam periodicamente vendas e despesas de diversos gêneros têm uma visão mais ampla sobre seus negócios
Análise do volume de vendas e das despesas com aquisição de mercadorias aumenta as chances de sucesso da empresa
(Arte/Tutu)
Um erro comum de gestão empresarial cometido por pequenos e médios empresários é negligenciar o acompanhamento dos resultados da empresa, como as variações do volume de vendas e dos custos de produção, tarefas que, se bem realizadas, permitem ter melhor controle sobre as despesas fixas do negócio, evitando, assim, dificuldades que podem levar até mesmo à falência.
De acordo com o especialista no assunto e sócio-fundador da Binati Consultoria Empresarial, Elcio Elter, na maioria dos casos, essas atividades não são feitas porque o empreendedor considera que estar em dia com as obrigações tributárias é suficiente para a prosperidade dos negócios e ignora relatórios e índices de seu próprio estabelecimento.
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“O empreendedor é quem vive o negócio, não o contador ou o consultor, por isso, ele precisa empreender em todos os aspectos, inclusive aprender técnicas de gestão. Ao acompanhar os custos que envolvem toda a produção, é possível identificar a margem de lucro com as vendas necessária para cobrir os custos fixos da empresa”, salienta Elter. “É fundamental mensurar o volume de vendas em relação ao que foi planejado, porque as despesas fixas estão correndo, não tem como pará-las”, complementa.
Segundo a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), somente acompanhando periodicamente relatórios e índices do próprio estabelecimento, o empreendedor consegue ter uma noção ampla do andamento dos negócios, elevando as chances de sucesso.
Além do volume de vendas, são indicadores básicos para o acompanhamento os de despesas com mão de obra, aquisição de mercadorias e tributos pagos.
A Federação sugere que o acompanhamento de resultados seja feito, no mínimo, mensalmente e que empreendedor e contador estejam alinhados em relação aos parâmetros analisados.
“O empresário tem que sentir que o contador está envolvido. O contador, contudo, participa uma vez por mês. O empreendedor, por sua vez, deve ficar em cima disso todos os dias se possível”, reforça o fundador da Binati.
A FecomercioSP preparou um conteúdo especial sobre as vantagens que o acompanhamento de resultados traz para os negócios. Acesse a página e saiba como colocar isso em prática.
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