Editorial
18/03/2025Agenda Verde: já passou o tempo da discussão — agora, é preciso agir
A FecomercioSP não medirá esforços para conscientizar os seus representados e engajar o setor produtivo nesse processo, como faz há anos por meio de seu Conselho de Sustentabilidade

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, a ser realizada em Belém, no Pará, em novembro, coloca o Brasil no centro das atenções mundiais. O evento, que ocorrerá pela primeira vez na Amazônia, vai marcar os dez anos do Acordo de Paris, tratado internacional que visa limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.
Os especialistas advertem: já passou o tempo da discussão — agora, é preciso agir. Para consolidar a própria liderança nas pautas ambientais mundiais, o País deve dar o exemplo. Por essa razão, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) defende a implementação de uma Agenda Verde, debatida nesta edição, com as seguintes tarefas centrais, as quais devem mobilizar tanto a sociedade brasileira como os poderes públicos:
1) zerar o desmatamento ilegal; 2) implementar, até 2030, o recém-criado mercado de carbono; 3) acelerar a transição energética; 4) promover a economia circular; 5) adotar padrões responsáveis de consumo da água; e 6) combater, por meio de uma ação eficaz dos órgãos ambientais, a poluição atmosférica e os incêndios florestais.
Belém, a sede escolhida para ser o símbolo da esperança de preservação do planeta, paradoxalmente sintetiza as fragilidades nacionais na questão ambiental, a despeito de nossas imensas potencialidades: na capital paraense, que se intitula “Cidade das Águas”, um em cada quatro moradores nem sequer tem acesso à água tratada e o índice de pessoas atendidas por coleta de esgoto é de ínfimos 17,12%.
É louvável, porém, que o País já tenha dado o passo fundamental na criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), conhecido como mercado de carbono. A FecomercioSP não medirá esforços para conscientizar os seus representados e engajar o setor produtivo nesse processo, como faz há anos por meio de seu Conselho de Sustentabilidade.
ABRAM SZAJMAN, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entidade gestora do Sesc-SP e do Senac-SP
Editorial originalmente publicado na edição #485 (MAR/ABR) da Revista Problemas Brasileiros, uma realização da Federação. Confira a íntegra, disponível na plataforma Bancah.
A FecomercioSP acredita que a informação aprofundada é um instrumento fundamental de qualificação do debate público sobre assuntos importantes não só para a classe empresarial, mas para toda a sociedade. É neste sentido que a entidade publica, bimestralmente, a Revista Problemas Brasileiros.
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