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Negócios

Anote as sete estratégias para turbinar as vendas no Natal!

Confira os pontos mais importantes apontados pela FecomercioSP para o seu negócio se preparar para o período

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Anote as sete estratégias para turbinar as vendas no Natal!
Estar pronto para atender os clientes de última hora é um dos tópicos (Arte: TUTU)

As expectativas de empresários e consumidores para o Natal são sempre positivas. Apesar disso, o empreendedor precisa saber que o sucesso das vendas na principal data comemorativa do ano depende de diversos detalhes. 

Confira, a seguir, os pontos mais importantes apontados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para o seu negócio se preparar para o período.

#1 SE PREPARE

A primeira questão é decorar a loja (se for um estabelecimento físico), o escritório ou a página de e-commerce (ou marketplace) com temas natalinos. Este é o tipo de medida simples que faze toda a diferença na hora de atrair o público.

Decore cada canto da vitrine (caso tenha) com papais-noéis, guirlandas, bolas coloridas e outros enfeites que deem tom animado à loja. Escolha produtos que valorizem a data e destaque os itens promocionais.

Já para negócios online (ou híbridos), crie layouts com temas natalinos e textos que remetam ao clima festivo, afinal, será o primeiro Natal no qual todos poderão se reunir em família ou entre amigos, depois de um bom tempo de distanciamento social.

#2 PROMOÇÕES E VANTAGENS

Aposte em descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”. Se não for possível diminuir os preços – para não prejudicar a receita –, procure criar kits com vários produtos, que podem ser combinados ou vendidos em conjunto. Muitas pessoas buscam presentear toda a família, gastando pouco e resolvendo tudo em um só lugar.

As empresas que comercializam roupas devem se focar nas tendências. Sempre há clientes que investem no look de Natal e compram o vestuário completo. Prepare combinações e itens que se complementem. Isso pode ajudar a aumentar o tíquete médio.

#3 OPÇÕES DE PAGAMENTO

Os consumidores buscam por facilidades para poder presentear os entes queridos, mesmo perdendo o poder de compra ou enfrentando dívidas. Por isso, as lojas, online ou física, que oferecem um grande leque de opções de pagamento saem na frente da concorrência. A maioria dos marketplaces já conta com diversas modalidades, que também são válidas para quem dispõe de site próprio ou possui loja física. 

Destaque o máximo de parcelas que o consumidor puder negociar sem pagar por juros e aposte no PIX, pois é uma opção rápida e menos custosa para todas as partes. Além disso, como os recursos do PIX caem em conta em tempo real, melhorando o fluxo de caixa da empresa, o empreendedor pode conceder descontos para os seus clientes. 

#4 REDES ATIVAS

Online ou físico, todo negócio precisa desenvolver forte presença nas redes sociais para impulsionar as vendas. Aproveite a data para mostrar produtos, fazer promoções e informar os clientes sobre as vantagens de fechar negócio com você.

Entretanto, cuidado! Para alcançar um grande número de pessoas nas redes, a marca precisa investir em fotos que retratem bem os itens. Além disso, insira todos os detalhes nas descrições, com as informações técnicas e os tamanhos/cores disponíveis.

No atendimento via chat, é fundamental lançar mão de respostas rápidas e precisas, para não “frustrar” a compra. Se o relacionamento é físico, capriche na atenção e na simpatia e lembre-se de que o “olho no olho” é o grande diferencial do pequeno negócio em comparação às grandes marcas.

#5 ATRASADOS

Aos tradicionais “atrasados”, que deixam os presentes para a última hora, reserve produtos com condições especiais. Se perceber que a demanda será grande, invista um pouco mais no estoque dos produtos que mais têm saída – e avalie contratar um colaborador para ajudá-lo. É importante lembrar que o MEI pode contar com até um funcionário.

#6 PARCERIAS

Aliar-se a parceiros fortalece os negócios. Procure outras empresas que ofereçam produtos e serviços complementares aos seus. Por exemplo, uma marca que vende roupas pode fazer parceria com uma loja de calçados, oferecendo conjuntos com preços especiais. Já um salão de cabeleireiro pode se aliar a um negócio de maquiagem e/ou de joias e bijuterias, entre outros.

Não há limites para estabelecer melhores parcerias e estimular as vendas natalinas, basta ter criatividade. Assim, todos saem ganhando, principalmente o cliente.

#7 PÓS-VENDA

Devoluções e trocas de mercadoria são muito comuns após as festas. Em vista disso, sempre seja claro nos prazos e indique formas de fazer estas operações. Detalhe importante: o momento da troca é uma boa oportunidade para incentivar a aquisição de produtos complementares (ou até novos). Geralmente, o estabelecimento físico concede um prazo de 30 dias para troca e no comércio eletrônico, esse prazo é de, no máximo, sete dias. 

Dúvidas e problemas podem surgir após as compras. Por isso, a forma e o tempo de resposta são decisivos para a satisfação do cliente. Caso tenha uma boa experiência, mesmo com falhas ou atrasos, há grandes chances de o consumidor voltar a comprar com você o ano todo – e recomendar a sua loja para mais pessoas.

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