Sustentabilidade
01/04/2015Apesar de desmatamento, vegetação aumenta na Terra
Segundo pesquisa realizada por grupo de cientistas australianos, apesar de toda a devastação na flora mundial, a quantidade de matéria vegetal aumentou 4 bilhões de toneladas na última década
Após décadas de pesquisa sobre a quantidade de matéria vegetal existente no planeta Terra, pesquisadores de universidades australianas fizeram uma importante descoberta. A quantidade de “plantas” aumentou ao redor do mundo. A pesquisa foi publicada pela revista Nature Climate Change, na última segunda-feira, 30 de março. Os estudos foram realizados de 2003 a 2012.
Para ter uma ideia precisa sobre o cálculo da quantidade de matéria vegetal existente no planeta, o estudo utilizou uma técnica de radiofrequência, que capta ondas de biomassa.
A pesquisa constatou uma redução das florestas tropicais, caso da Amazônia, mas, por outro lado, demonstrou crescimento de gramíneas e vegetação seca, principalmente, em áreas de savana na África e Austrália.
Mesmo com o maior nível de vegetação no planeta, o problema do aquecimento global ainda é algo real e crescente. Apenas ¼ de todo o carbono emitido na Terra é absorvido pelas plantas; por esse motivo, iniciativas sustentáveis são cada vez mais importantes.
Fonte: Info
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/apesar-de-desmatamento-vegetacao-aumenta-na-terra