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27/05/2021Aplicativo de delivery planeja crescer 150% em 2021
Executivo da 99Food aponta complexidade do mundo dos aplicativos de entrega
Companhia quer se tornar a maior plataforma de conveniência do mercado
(Arte: TUTU)
O hábito de consumo do brasileiro mudou bastante em razão do agravamento da pandemia de covid-19. Prova disso é a maior frequência com que passaram a utilizar os aplicativos de delivery para entrega de comida. O novo episódio do podcast Mercado & Perspectivas, da FecomercioSP, fala sobre o assunto com a participação do diretor-executivo da 99Food, Danilo Mansano.
A 99Food, plataforma de delivery da 99 lançada no fim de 2019 em Belo Horizonte, atualmente opera em 32 cidades brasileiras, com 40 mil entregadores cadastrados. Além disso, planeja crescer 150% ainda neste ano.
Para Mansano, o mundo de aplicativos de delivery, como o da companhia, é mais complexo do que os demais por ser um marketplace que se divide em três: consumidores, entregadores e restaurantes. Ele acredita que o mercado ainda vai crescer muito, fazendo com que a maior parte da população tenha acesso.
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Em março de 2020, os protocolos de distanciamento social passaram a valer em diversas cidades do País. Os restaurantes, assim como outros estabelecimentos, não podiam mais receber pessoas presencialmente. “Os restaurantes, que, antes, tinham 80% de sua receita vinda do salão, passaram a ter 100% de sua receita somente vinda do delivery nesse período em que não podiam abrir.” Mansano ressalta que, apesar de os restaurantes não estarem preparados para o momento, já existem estabelecimentos focados 100% no delivery: “Hoje, isso já é uma realidade no Brasil”.
A companhia 99, que recebeu investimento de uma empresa chinesa, quer se tornar um “superplicativo” e se tornar a maior plataforma de conveniência do mercado, com serviços que impactem diretamente o dia a dia das pessoas. O objetivo é oferecer, além do serviço de mobilidade e alimentos por delivery, o pagamento de contas. A empresa ainda disponibiliza um suporte de gestão financeira por meio de programas educacionais, ferramentas que ajudam a gerir um restaurante e orientam sobre o que fazer para alavancar as vendas pelo aplicativo.
Quanto às expectativas para o futuro, Mansano diz que o foco é trazer cada vez mais consumidores para a plataforma, expandindo para mais cidades. “O mercado brasileiro tem passado pelas dores do período em que vivemos, mas, por outro lado, há pessoas que enxergaram oportunidades.”
Ouça o podcast.
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.