Negócios
12/04/2019Aplicativos facilitam a rotina dos empresários do setor de comércio e serviços
Praticidade e baixo investimento tornam apps aliados indispensáveis na rotina dos empresários que acumulam tarefas
Disponíveis a custos baixos, ferramentas ajudam em tarefas como controle do fluxo de caixa, gerenciamento de estoques e análise de crédito
(Arte/Tutu)
A tecnologia pode ser uma grande aliada dos empresários nas diferentes tarefas que a rotina comercial impõe. Os aplicativos que podem ser baixados nos smartphones, por exemplo, são ferramentas que estão facilmente ao alcance das mãos com custos baixos. Essa praticidade é bem-vinda, pois, na realidade brasileira, os empresários (principalmente os pequenos) acumulam funções que passam por gestão financeira, recursos humanos e marketing para que os negócios se mantenham em atividade.
Esse mercado é amplo. Existem aplicativos específicos que ajudam em controle dos fluxos de caixa, vendas ou apoio na hora de conceder crédito, e muitos oferecem um tempo de teste em que o usuário não paga nada para conhecer o serviço por determinado período. Essa fase é importante para que o empresário conheça as funcionalidades e, só depois de estar seguro, comece a pagar.
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A loja de roupa feminina 4Meninas, em Santo André, no ABCD paulista, começou a usar o SmartPOS em janeiro deste ano para aprimorar a fiscalização de entrada e saída de mercadorias. Esse acompanhamento em tempo real facilitou o controle do estoque, além de organizar os recebimentos e as contas a pagar.
“O sistema é integrado com a máquina de cartão de crédito e débito da loja e, agora, conseguimos emitir o cupom fiscal das vendas pelo aplicativo, reduzindo a necessidade de comprar uma impressora. Além disso, a integração com o cupom fiscal também agiliza o processo das compras porque as vendedoras não precisam gastar tempo para emitir o cupom fiscal em outra máquina”, explica o dono da marca, Jeferson Franzini.
O aplicativo registra mais de 200 mil downloads desde o fim de 2016, quando foi lançado, e oferece uma versão gratuita que faz controles de estoque, pedidos e vendas e auxilia na gestão. Por enquanto, ele está disponível apenas para Android e conta com planos diferentes de assinatura de acordo com as necessidades do usuário. Assim que a conta é criada, o empresário tem 15 dias de teste gratuito.
A assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entende que o uso da tecnologia por gestores de diferentes estabelecimentos vai além de uma tendência e que a presença maciça dos celulares na vida das pessoas pode ser usada como uma oportunidade para facilitar o dia a dia empresarial.
O Salão Madiha, localizado no Butantã, zona oeste da capital paulista, está entre os usuários do QuickBooks Zeropaper, um app gerenciador de finanças lançado em junho de 2014 para fazer fluxo de caixa, organizar contas a pagar e receber, armazenar comprovantes, importar dados bancários, gerar relação de fornecedores, entre outras funcionalidades. O aplicativo pode ser testado gratuitamente por 30 dias e serve, basicamente, para autônomo, profissional liberal, MEI ou microempresa. O uso do app – que tem mais de 1 milhão de downloads – ajudou o salão a sanar uma dificuldade antiga.
“Estamos no mercado há quatro anos e começamos a usar o aplicativo no início de 2019 por causa da dificuldade que temos para fechar o caixa. O app facilita nos lançamentos, que podem ser feitos de qualquer lugar caso não dê tempo de fazer no salão”, destaca a dona do estabelecimento, Téia Borges.
O Decisor Serasa, também indicado para pequenos e médios negócios, analisa rapidamente qual a estratégia de crédito mais adequada para cada venda realizada. Ao digitar o CPF ou CNPJ do comprador, as recomendações de crédito são exibidas. Ele calcula a probabilidade de inadimplência daquele comprador e mostra se ele tem ações judiciais ou protestos e se emitiu cheques sem fundos e, com base nesses dados, indica se o ideal é fazer a venda à vista ou a prazo, a prazos menores etc.
Ele pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Google Play Store, mas para utilizar a solução é necessário ser cliente da Serasa Experian. Para quem ainda não é, basta incluir no aplicativo os dados em “Novo Cliente”. A empresa entrará em contato posteriormente para finalizar o cadastro. O cliente paga pelo pacote de consultas que adquirir.