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Negócios

Aproveite as datas comemorativas para potencializar as vendas da sua loja

Confira dicas e um calendário com as principais celebrações do primeiro semestre de 2021

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Aproveite as datas comemorativas para potencializar as vendas da sua loja

Empresas podem aproveitar as datas comemorativas para impulsionar as vendas
(Arte/Tutu)

O Dia das Mães e o Natal, entre outras datas comemorativas, são exemplos que potencializam as vendas no comércio. Ainda que em menor intensidade, há diversas outras datas que podem impulsionar o faturamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, desde que o empreendedor saiba explorar e divulgar as particularidades de cada ocasião.

O calendário anual é repleto de celebrações que, embora pareçam formais – como o Dia do Bolo de Chocolate (27/1), o Dia do Esportista (19/2), o Dia do Turismo Ecológico (1/3), o Dia do Disco (20/4) e muitas outras –, servem não só de estímulo para as vendas, como, em períodos de baixa na economia, para minimizar eventuais prejuízos.

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Como aproveitar as datas comemorativas

A fim de incrementar as vendas em datas celebrativas, é importante que a empresa trace, previamente, um planejamento das ações que serão implementadas na semana ou especificamente no dia comemorativo.

Em decorrência da pandemia e das eventuais restrições regionais às atividades presenciais, além do fato de o consumidor ter passado a utilizar mais o comércio eletrônico, o planejamento deve prever tanto ações no estabelecimento físico como nos canais de vendas digitais.

Confira algumas recomendações a seguir.

• Decore a loja ou o estabelecimento de serviços de uma forma que enalteça a ocasião especial. Este tipo de ação pode funcionar em datas como o Saint Patrick’s Day (17/3) e o Dia da Imigração Japonesa (18/6).

• Organize a vitrine evidenciando produtos relacionados à data comemorativa.

• Faça uso das redes sociais para divulgar as ações previamente – confira um passo a passo sobre como montar um perfil nessas plataformas.

• Realize promoções para atrair clientes e mover estoques parados.

• Tendo em vista que o consumidor pode não ter se preparado previamente para gastar, disponibilize alternativas de pagamento que facilitem as compras.

• Alguns dias comemorativos também são feriados. Sendo assim, é importante avaliar o fluxo de consumidores no estabelecimento nessas datas, de modo a decidir se não vale a pena somente realizar ações nos meios digitais – veja aqui como montar uma operação de comércio eletrônico.

• Caso realize uma ação na loja física, analise se será preciso reforçar o atendimento. Um recurso bastante interessante para “encorpar” o quadro de funcionários de forma pontual é o trabalho intermitente – confira um e-book sobre como efetuar este tipo de contratação.

Para ajudar os empreendedores a aproveitar as datas comemorativas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um calendário com as principais celebrações do primeiro semestre de 2021. Basta preencher o formulário abaixo para acessar o material.

 
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