Negócios
20/01/2021Aproveite as datas comemorativas para potencializar as vendas da sua loja
Confira dicas e um calendário com as principais celebrações do primeiro semestre de 2021
Empresas podem aproveitar as datas comemorativas para impulsionar as vendas
(Arte/Tutu)
O Dia das Mães e o Natal, entre outras datas comemorativas, são exemplos que potencializam as vendas no comércio. Ainda que em menor intensidade, há diversas outras datas que podem impulsionar o faturamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, desde que o empreendedor saiba explorar e divulgar as particularidades de cada ocasião.
O calendário anual é repleto de celebrações que, embora pareçam formais – como o Dia do Bolo de Chocolate (27/1), o Dia do Esportista (19/2), o Dia do Turismo Ecológico (1/3), o Dia do Disco (20/4) e muitas outras –, servem não só de estímulo para as vendas, como, em períodos de baixa na economia, para minimizar eventuais prejuízos.
Veja também
Varejo brasileiro deve deixar de faturar R$ 15,8 bilhões com feriados em 2021
Comércio pode migrar prática de desconto para PIX e melhorar fluxo de caixa
Fuja das multas: baixe os modelos de cartaz sobre o uso obrigatório de máscara nos estabelecimentos
Como aproveitar as datas comemorativas
A fim de incrementar as vendas em datas celebrativas, é importante que a empresa trace, previamente, um planejamento das ações que serão implementadas na semana ou especificamente no dia comemorativo.
Em decorrência da pandemia e das eventuais restrições regionais às atividades presenciais, além do fato de o consumidor ter passado a utilizar mais o comércio eletrônico, o planejamento deve prever tanto ações no estabelecimento físico como nos canais de vendas digitais.
Confira algumas recomendações a seguir.
• Decore a loja ou o estabelecimento de serviços de uma forma que enalteça a ocasião especial. Este tipo de ação pode funcionar em datas como o Saint Patrick’s Day (17/3) e o Dia da Imigração Japonesa (18/6).
• Organize a vitrine evidenciando produtos relacionados à data comemorativa.
• Faça uso das redes sociais para divulgar as ações previamente – confira um passo a passo sobre como montar um perfil nessas plataformas.
• Realize promoções para atrair clientes e mover estoques parados.
• Tendo em vista que o consumidor pode não ter se preparado previamente para gastar, disponibilize alternativas de pagamento que facilitem as compras.
• Alguns dias comemorativos também são feriados. Sendo assim, é importante avaliar o fluxo de consumidores no estabelecimento nessas datas, de modo a decidir se não vale a pena somente realizar ações nos meios digitais – veja aqui como montar uma operação de comércio eletrônico.
• Caso realize uma ação na loja física, analise se será preciso reforçar o atendimento. Um recurso bastante interessante para “encorpar” o quadro de funcionários de forma pontual é o trabalho intermitente – confira um e-book sobre como efetuar este tipo de contratação.
Para ajudar os empreendedores a aproveitar as datas comemorativas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um calendário com as principais celebrações do primeiro semestre de 2021. Basta preencher o formulário abaixo para acessar o material.
Notícias relacionadas
-
Negócios
Dicas imbatíveis para vender mais na Black Friday 2024
Os 7 passos que podem alavancar os lucros e garantir resultados positivos na data e nos meses seguintes
-
Negócios
Estudo mostra acelerada de Serviços no pós-pandemia
NegóciosBanco do Povo Paulista: crédito sob medida para MPEs
NegóciosCenário econômico deixa Black Friday mais atrativa