Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Aumenta interesse em consultoria ambiental em Noronha após Prêmio de Sustentabilidade

Projeto desenvolvido pelo Sebrae-PE com empresas do arquipélago venceu o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Ajustar texto A+A-

Aumenta interesse em consultoria ambiental em Noronha após Prêmio de Sustentabilidade

Fernando de Noronha, em Pernambuco, passou a contar com o maior interesse dos empresários locais em preservar o meio ambiente do arquipélago. Projeto vencedor do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Entidade, as Consultorias Integradas para o Turismo Sustentável em Fernando de Noronha, criação do Sebrae-PE, ganhou maior visibilidade e procura após o reconhecimento. O trabalho desenvolvido pela consultoria premiada teve como resultado a redução no desperdício de matérias-primas e na geração de resíduos, menor consumo energético, aumento da reciclagem e reuso de itens, entre outros benefícios ambientais. 

O principal objetivo do programa, quando desenvolvido junto a oito micro e pequenas empresas da região, era aplicar a sustentabilidade nos processos e operações das atividades realizadas no local. E, com a premiação, mais empresários demonstraram interesse em fazer parte desse trabalho de redução de impactos ambientais, como explica a gestora de projetos de turismo do Sebrae-PE, Valéria Rocha. "O Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade representou para estes empresários um avanço considerável para o destino, incentivando, inclusive, outras empresas a buscar adequação para estar no nível de proficiência semelhante a de seus pares, contribuindo com o meio ambiente e com a sustentabilidade de seus negócios", indica. 

De acordo com Valéria, a premiação ampliou a visibilidade da iniciativa. "Os restaurantes e os receptivos locais se mostraram interessados em aplicar o quanto antes as metodologias utilizadas pelo Sebrae-PE para esse grupo de oito empresas, tendo em vista os resultados alcançados por elas, motivando-os a buscar o mesmo". Para o consultor do Sebrae-PE, Maurício Corrêa, é preciso o envolvimento de diversos agentes nesse processo. "Tem que ampliar a ação com a participação da governança da ilha, dos outros setores empresariais e de todas as atividades que estão lá. Nós precisamos nos juntar porque para todo lado que nos movimentamos há impacto", assinala. Segundo Corrêa, a sustentabilidade deve ser analisada como parte do contexto empresarial. 

"A gente sonha que a sustentabilidade se transforme numa solução das empresas. Ela ainda é encarada como uma novidade técnica ou algo que se aprende de fora pra dentro, com algum especialista que ensine como ser sustentável. Essa visão atrapalha o processo. Precisamos inverter a situação e pensar a sustentabilidade de dentro pra fora. Porque a própria empresa conhece seus processos, de onde vêm os resíduos e os impactos que causam. Não podemos pensar a sustentabilidade como uma cadeia a mais dentro da empresa, mas sim como uma estratégia de desenvolvimento. A ideia que ficou para nós é que precisamos ter uma atuação integrada, olhar a ilha como um todo e ver quais são os macroprocessos que alimentam a deformação no ambiente", indica Corrêa.

O projeto vencedor aguarda procedimentos internos e integração de diversos agentes para dar continuidade ao trabalho desenvolvido com a consultoria em Fernando de Noronha.

Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

Fechar (X)