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Negócios

B2C: o comércio eletrônico de empresas para consumidores

Modalidade é a mais tradicional relação comercial do varejo, realizada dentro do universo digital

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B2C: o comércio eletrônico de empresas para consumidores

Por Deisy de Assis

Em livre tradução do inglês, o Business to Consumer (B2C) significa “de empresas para consumidores”. Trata-se da forma de comércio mais tradicional entre empresas em que os serviços e produtos são comercializados para uma pessoa física, porém, em ambiente virtual. O varejo, de maneira geral, é bem alocado dentro dessa modalidade do e-commerce.

“Para que essas transações ocorram online, as operações se dão integralmente pelo sistema, salvo raras exceções, diferente do Business to Business (B2B), em que é comum a necessidade de recursos humanos”, explica o especialista em e-commerce e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Eduardo Maróstica.

De acordo com o professor de marketing da Universidade Anhembi Morumbi, Douglas Silveira de Assis, nos últimos anos houve uma diminuição do receio por parte dos consumidores em fazer compras online, seja pelo aspecto da transação ou mesmo pela logística de chegada do produto adquirido até sua casa, o que consequentemente permitiu o crescimento acelerado do comércio eletrônico.

“Mesmo sem a possibilidade de contato físico com o produto, percebemos que os recursos de interação utilizados no e-commerce, como vídeos, resenhas e fotos, preenchem bem essa carência”, afirma Assis.

Como o comércio eletrônico no Brasil segue em expansão, a estratégia é focar em nichos de mercados ainda não explorados e/ou no portfólio de produtos disponibilizados, além de caprichar nas ações de marketing em redes sociais e demais ferramentas para tornar seu negócio conhecido.

O professor Max Nuck, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, diz que o B2C não se resume a compra e a venda de produtos ou serviços. “A partir da modalidade as empresas captam informações sobre o comportamento do consumidor – como tipos de produtos de interesse. Como isso é possível trabalhar as estratégias de marketing.”

O comércio eletrônico é tema de evento "A dimensão do e-commerce no varejo brasileiro", que ocorrerá na FecomercioSP na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro. Para participar, inscreva-se!

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