Sustentabilidade
27/11/2014Bateria movida a composto orgânico e água pode durar até 15 anos
Dispositivos de íon-lítio usados atualmente duram menos, custam mais e são nocivos ao meio ambiente

Cientistas da University of Southern California, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria ecológica e durável a partir de um composto orgânico e água.
O professor Sri Narayan, um dos responsáveis pelo projeto, disse ao Journal of The Electrochemical Society que as baterias duram cerca de 5 mil ciclos de recarga, o que representa uma vida útil estimada de 15 anos.
A bateria pode ser produzida graças a um composto orgânico chamado quinona, encontrado em fungos, plantas e alguns animais, responsável pela fotossíntese e respiração das células. Ao entender como a natureza armazena e transfere energia, os pesquisadores conseguiram reproduzir o modelo na forma da bateria.
A expectativa agora é que o desenvolvimento de uma tecnologia como essa possa aumentar a utilização de energia limpa em escala global.
As baterias de íon-lítio utilizadas atualmente duram apenas cerca de mil ciclos, custam dez vezes mais para serem fabricadas e são nocivas ao meio ambiente por serem produzidas com substâncias tóxicas.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/bateria-movida-a-composto-organico-e-agua-pode-durar-ate-15-anos