Sustentabilidade
07/08/2017Bicicleta-táxi traz opção sustentável para o transporte
Aplicativo Bikxi chega a São Paulo e promete cobrar tarifas mais baratas do que ônibus, táxi e Uber
Nos primeiros meses de funcionamento, a empresa contará com uma frota de 11 bicicletas do modelo Tandem e 22 ciclistas (Foto: Carlos Alkmin/Bikxi)
Bicicleta que é táxi. O modelo, inédito no mundo, vira realidade na capital paulista a partir desse mês de agosto. O aplicativo Bikxi já está em fase final de teste e vai oferecer transporte com um ciclista como condutor.
"Buscamos criar a primeira alternativa sustentável para o deslocamento urbano em grandes cidades que não acarrete em maior número de carros, congestionamento e poluição. Está na hora de uma mudança de paradigma em mobilidade urbana, conta o presidente da Bikxi, Danilo Lamy.
A empresa aposta no fator “novidade” para atrair os clientes, já que não há nada igual no mercado nacional. Nos primeiros meses de funcionamento, a empresa contará com uma frota de 11 bicicletas do modelo Tandem e 22 ciclistas. Uma particularidade muito interessante é que, além de as bikes possuírem um auxilio elétrico no eixo dianteiro, têm a roda livre na pedivela do passageiro, dessa forma, quem vai atrás não precisa pedalar.
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“O passageiro que quiser poderá ficar atrás só curtindo o passeio. Agora, se ele preferir sentir a sensação de usar a bicicleta pedalando, ele também terá essa opção sem nenhum custo adicional”, explicou o diretor de operações e relações públicas, Felipe Aragonez.
Segundo os idealizadores do projeto, as bicicletas são bastante confortáveis, possuem “porta-luvas” para piloto e passageiro e ainda têm bagageiro atrás. Também contam com retrovisor e iluminações traseira e dianteira. “No momento, estamos em busca de uma seguradora para proteger o ciclista, o passageiro e, até mesmo, o próprio equipamento de eventuais acidentes. O cliente terá de usar um capacete durante o trajeto e, para se sentir mais à vontade, poderá fazer o uso de toucas higiênicas descartáveis antes de colocar o equipamento”, disse Aragonez.
No serviço, o usuário chama o ciclista pelo aplicativo instalado no celular, com trajeto e valor previamente definidos, e pagamento feito pelo cartão de débito ou crédito. A Bikxi promete cobrar tarifas mais baratas do que o transporte público, táxi ou Uber nas duas rotas (de ciclovias e ciclofaixas) inclusas na fase inicial: Berrini–Faria Lima e Vila Mariana–Paulista. Ambos os trajetos foram definidos com base em pesquisas que indicaram demanda e infraestrutura para implementação do serviço.
“Nossa intenção é transportar todo mundo. Fazemos alguns testes, levamos mães com crianças de colo (com o uso de sling, acessório de tecido que permite à mãe levar a criança junto ao tórax). Já levamos quem tem dificuldade motora. Temos um projeto de levar pessoas com deficiências visuais. Queremos transportar todos com segurança e rapidez.”
Desafios
Um dos maiores desafios para o serviço ganhar escala é a insegurança gerada pelo trânsito paulistano. “É um fator que afugenta as pessoas, e elas acabam deixando de lado essa nova opção de transporte menos poluente e até mais rápido”, pontuou a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Cortez.
Ainda de acordo com ela, o relevo da cidade pode ser outro fator prejudicial para a formação de uma cultura de transporte por bicicletas. “A topografia não ajuda. Locais planos convidam mais a pedalar.”
Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, com inscrições abertas até 20 de novembro de 2017.
A nova edição tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda mundial adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 169 metas a serem atingidas pela humanidade até o ano de 2030. Essas medidas envolvem ações nas áreas de consumo e produção sustentáveis, erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, entre outras.
Serão reconhecidos projetos com foco nos princípios da sustentabilidade. As categorias contempladas são: empresa; indústria; órgão público; academia; reportagem jornalística; e entidades empresariais.
Os finalistas serão anunciados em fevereiro de 2018. Os vencedores receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$ 15 mil, e troféu. Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares também serão reconhecidos.
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