Sustentabilidade
07/04/2015Brasil é 1º país a receber programa mundial de combate ao desmatamento
O projeto foi denominado Mecanismo de Doação Dedicada (DGM, Dedicated Grant Mechanism) e recebe recurso dos Fundos de Investimento para o Clima
Um projeto que recolhe fundos para o combate ao desmatamento e a degradação florestal, concebido por povos indígenas e comunidades tradicionais, traz maior independência e força de discussão às comunidades locais para a escolha de projetos ambientais a serem implementados.
Batizada de Mecanismo de Doação Dedicada (DGM, Dedicated Grant Mechanism), a proposta foi aprovada recentemente pela Diretoria Executiva do Banco Mundial e recebe recursos dos Fundos de Investimento para o Clima como iniciativa especial do Programa de Investimento Florestal.
O Brasil é o primeiro país a receber o projeto, que futuramente será expandido para todo o mundo. E, para isso, o DGM tem duas formas de ação: programas específicos implantados em cada país e um intercâmbio cultural, que serve como ligação de projetos e troca de experiências.
As primeiras ações serão implantadas no cerrado brasileiro, que ocupa mais de 20% do território nacional. Foram destinados US$ 6,5 milhões para essa primeira experiência.
O dinheiro servirá para financiar iniciativas agroflorestais, cobrir parte do processamento de produtos agrícolas, ajudar na produção e comercialização de produtos artesanais, entre outras iniciativas.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/brasil-e-1o-pais-a-receber-programa-mundial-de-combate-ao-desmatamento