Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

“Brasil é o país mais racista do mundo”, diz Alexandra Loras

Para ex-consulesa da França, população negra é tratada como minoria e sofre racismo agressivo no País

Ajustar texto A+A-

“Brasil é o país mais racista do mundo”, diz Alexandra Loras

Alexandra Loras defende o uso de cotas para acelerar a representatividade do negro na sociedade brasileira
(Foto/TUTU)

O país que possui a segunda maior população negra do mundo, somente atrás da Nigéria, deveria ter protagonistas negros nos desenhos animados, nas novelas, em cargos de liderança e na política, mas não é o que ocorre no Brasil. Em função disso, Alexandra Loras, mestre em Gestão de Mídia pela Sciences Po, diz que o “Brasil é o país mais racista do mundo”.

“Eleitores deveriam rejeitar qualquer tipo de corrupção”, diz Nara Pavão
“Solução para a democracia é ampliar a participação”, diz Michael Coppedge
Brasil só fala em ética quando tema está em falta, diz psicanalista

Em entrevista ao UM BRASIL, a ex-consulesa da França, que já visitou 50 países e viveu em oito, diz que o racismo no Brasil é mais forte do que em outras nações porque aqui o negro faz parte de uma maioria tratada como minoria.

“Precisamos ver essa realidade, não só carnaval. Entrar em uma loja de brinquedos e ver que há só duas bonecas negras no meio de milhares de brinquedos, esse não é um racismo velado, é um racismo frontal, agressivo e institucional”, diz Alexandra. “O branco de hoje não é responsável pelo que aconteceu durante a escravidão, mas somos todos responsáveis para reequilibrar o que vamos contar para nossas crianças hoje e amanhã”, completa.

De acordo com Alexandra, uma maneira de tornar a diversidade da sociedade mais representativa é através do sistema de cotas, uma vez que esse processo pode ser acelerado. Sem as cotas, o País pode levar 200 anos para equilibrar a presença das etnias em sua sociedade.

“Hoje, precisamos mesmo entender que a diversidade é uma riqueza, e não uma tragédia. Talvez as cotas sejam a pior solução, mas, infelizmente, é a única solução. Se olharmos os Estados Unidos, em 30 anos de cotas reequilibraram a presença dos negros e tiveram um presidente negro e a mulher mais rica do país hoje é negra”, diz a ex-consulesa da França.

Para Alexandra, a discriminação que atinge as mulheres tem raízes semelhantes ao preconceito racial. A sociedade se acostuma a estereótipos e os perpetua, entre outros pontos, por meio da mídia.

“É uma inferiorização subliminar através das novelas, dos desenhos animados, de toda a narrativa dentro dos brinquedos. Lá no início é onde precisamos olhar, na raiz. Meu filho, com quatro anos e meio, já está cheio de preconceitos, cheio de coisas de que ‘isso é para menino’, ‘isso é para menina’.”

Na entrevista, Alexandra também comenta por que escolheu viver no Brasil, a separação que os brasileiros fazem entre as culturas europeia e africana e o papel da mulher na sociedade.

Confira na íntegra abaixo:

Fechar (X)