Negócios
17/03/2015Brasil é o principal alvo de malware que frauda boletos bancários
Levantamento da Trend Micro aponta que São Paulo é o estado que mais sofre fraudes em pagamentos com boleto bancário via internet
O Brasil é o principal alvo do malware Broban, hospedando 87,95% do vírus instalado em todo o mundo, de acordo com levantamento da Trend Micro. São Paulo é o estado mais atingido, seguido por Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Mensagens spam com falsas ameaças de débito com o governo são enviadas ao computador alvo. Cada anúncio contém um malware que, ao ser clicado, modifica as configurações de diversos sites. A partir daí toda vez que uma conta por débito em boleto for ser processada, o código de barras dela é automaticamente alterado pelo Broban e o dinheiro vai para contas de laranja. Mozilla Firefox e Google Crhome são os navegadores afetados. Segundo a Trend Micro, o pagamento via boleto é uma das formas mais eficazes para hackers desviarem dinheiro em pagamentos online.
Na deep web, a Trend Micro encontrou páginas vendendo o kit de implementação dos ataques por R$ 400. A empresa, especializada em segurança digital, recomenda que o usuário, para se proteger, deve ter sempre programas antivírus ativos no computador. Outra dica é visitar o site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que mostra se o código de barras do boleto corresponde ou não ao real.
Fonte: DecisionReport
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/brasil-e-o-principal-alvo-de-malware-que-frauda-boletos-bancarios