Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Campanha de conscientização alerta sobre os riscos crescentes do diabetes

Maratona multidisciplinar com duração de 24 horas se destina ao combate à doença por meio da disseminação de informação

Ajustar texto A+A-

Campanha de conscientização alerta sobre os riscos crescentes do diabetes
Campanha 24h pelo Diabetes começa dia 23 de novembro, às 9h. Acompanhe! (Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apoia, mais uma vez, a campanha 24h pelo Diabetes, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) para alertar a respeito dos riscos da doença, além da importância do diagnóstico e do tratamento precoces.

A ação consiste em uma maratona online multidisciplinar com início no dia 23 de novembro, às 9h — incluindo a participação de especialistas de diversas áreas —, para conscientizar sobre a condição que, hoje, afeta 1 a cada 11 pessoas no mundo. O diabetes é a única doença não transmissível cujo risco de morrer precocemente está aumentado, ao invés de diminuir, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Só na última década, o número de diagnosticados aumentou 60% no Brasil.

As novidades da edição serão as entrevistas ao vivo no estúdio do canal do CBO no YouTube, além das palestras, dos debates e do conhecido quadro “Pergunte ao doutor”, que esclarece dúvidas da população. A campanha conta ainda com a participação de atores, cantores, atletas e outras personalidades da mídia que emprestam a sua imagem e a sua voz para chamar atenção para a causa da prevenção da doença.

Ao longo do mês, também haverá mutirões de atendimento presencial com foco no diagnóstico precoce da retinopatia diabética, complicação comum que, se não for identificada e tratada a tempo, pode resultar em perda parcial ou total da visão. Para dar visibilidade à iniciativa, prédios, monumentos e pontos turísticos em diferentes regiões do País serão iluminados na cor azul.

Saiba mais
Existem três tipos de diabetes: o tipo 1 é quando o pâncreas produz insulina de forma insuficiente graças à destruição autoimune das suas células. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais recorrente em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Já o tipo 2 corresponde a 90% dos casos e ocorre em razão de fatores como sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares. O tipo 3, o diabetes gestacional, é provocado pela elevação dos índices de glicose durante a gestação, quadro que, geralmente, se normaliza após o parto.

Para mais informações sobre a campanha, acesse o site do evento


Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)