Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Caravana da Simplificação chega a São Paulo em abril

Ação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa busca adequar a legislação brasileira à realidade dos pequenos empreendedores

Ajustar texto A+A-

Caravana da Simplificação chega a São Paulo em abril

A Caravana da Simplificação, promovida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, chegará a São Paulo no dia 4 de abril. A ação, encabeçada pelo ministro da pasta Guilherme Afif Domingos, irá percorrer 27 unidades da federação para debater a possibilidade de uma legislação adequada à realidade dos pequenos empreendedores.

Nos encontros, a secretaria espera mobilizar a classe empresarial e a política local para empenhar a aprovação do novo Simples Nacional, projeto que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta sugere que a classificação das empresas seja a partir do faturamento, diferente da prática atual, que considera os setores em que atuam. Dessa maneira, qualquer empreendedor com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões poderia se enquadrar no regime.

A Caravana também busca atuar junto aos fóruns estaduais para facilitar o andamento de políticas públicas em prol das pequenas empresas. Além disso, a ação visa fortalecer o movimento para acabar com a substituição tributária para os pequenos negócios, bem como chamar a atenção para a necessidade de desburocratizar os processos de abertura e fechamento de empresas, por meio da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, o chamado RedeSim. O atual processo, segundo o Banco Mundial, leva cerca de 150 dias, prazo que deve cair para cinco dias, de acordo com a proposta do projeto.

A Caravana da Simplificação em São Paulo, no dia 4 de abril, está prevista para acontecer das 10h às 12h, no auditório do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

Fechar (X)